21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

BATAGUASSU:Pecuaristas investem em avestruz

27/11/2002 11h33 – Atualizado em 27/11/2002 11h33

Criação é barata e todo o animal é aproveitado, desde plumas, ovos, até carne e couro

Pecuaristas da região do Bolsão querem investir na criação de avestruz. Uma vitrine foi montada em Bataguassu para mostrar aos produtores as vantagens e custos da criação deste animal.

O grupo Ostrich, empresa especializada na criação de avestruz, trouxe para a fazenda Primavera nove animais que ficarão por um tempo de experiência. Junto com a criação, haverá palestras a fim de expandir a produção.

O proprietário da fazenda, Deonísio Orlandeli, de 55 anos, há dois meses iniciou a criação. Ele, que é produtor de gado leiteiro e ovelha, diz que se interessou pelo avestruz por ser um animal de fácil trato e cujos produtos são valorizados no mercado.

“Meu objetivo é expandir a criação, já que o avestruz é um animal rústico se adapta facilmente a qualquer clima”, conta.

Apesar de o mercado interno não estar acostumado com a carne de avestruz, Orlandeli é otimista e acredita que aos poucos, tanto consumidos quanto produtores valorizarão ainda mais o consumo.

VANTAGENS

O avestruz, do contrário de que muitos pensam, não precisa de muitos cuidados para ser tratado. Assim como o gado, ele se alimenta de ração e de pasto. A vantagem é que ele ocupa menos espaço em uma fazenda do que o gado, que precisa de muito pasto e tempo para a engorda. O avestruz pode ser abatido depois de um ano e cinco meses.

Além do baixo custo de produção, tudo do animal é aproveitável, desde pluma, ovos, até carne e couro.

Para se ter uma idéia, um ovo do animal corresponde a 24 ovos de galinha.

PRODUTOS

Além o ovo, a carne de avestruz é saboreada nos mais famosos restaurantes do país. Só o preço que é salgado: R$ 35 por quilo.

A carne vermelha, além de ser saborosa, possui baixa taxa de gordura, ideal para quem sofre de colesterol.

A pluma é exportada para diversas partes do mundo e um quilo vale hoje no mercado U$ 150. O couro também é muito apreciado para a confecção de calçados, casacos e bolsas.

“O aproveitamento completo do animal é o chamativo para que outros pecuaristas venham a implantar essa criação”, enfatiza Orlandeli

Segundo o produtor, a expectativa é de que ainda em 2003, uma incubadora seja implantada na região. “Não é preciso muito investimento, a preferência é que ela seja montada próxima a rodovia, para facilitar nosso transporte.”

EXPOSIÇÃO

Durante uma feira agropecuária que acontecerá em Bataguassu, a Faibata, de 6 a 11 de dezembro, o grupo Ostrich dará uma palestra aos interessados na produção do animal.

Esse grupo presta assistência aos criadores, inclusive de Campo Grade e região de Anaurilândia, e faz negociações com compradores, tanto no país quanto no exterior.

A palestra será no dia 7 (Sábado) às 19h em um stand da feira. Além disso, outro local foi montado para a apresentação dos avestruzes. O produtor que quiser conhecer um pouco mais desse animal, terá acesso a todas as informações.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.