28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

BATAGUASSU: Saúde oferece testes rápidos caninos de leishmaniose

Se constar positivo, um novo teste é realizado no animal para a confirmação do diagnóstico

 Quinzenalmente, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde oferece testes rápidos caninos em prevenção a leishmaniose. Desta vez, os exames gratuitos serão oferecidos nesta terça-feira, dia 28 de setembro, na sede da secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775), no horário das 8 às 12 horas (horário de Brasília). A ação visa garantir o controle da doença no município.

Conforme cronograma da pasta, nesta mesma data [27/09], no período da tarde, das 14 às 17 horas (horário de Brasília), os testes rápidos caninos serão oferecidos na Estratégia da Saúde da Famíla (ESF) Emiko Resende, no Distrito de Nova Porto XV.

A secretária municipal de Saúde, Juliana Infante, explica que os testes rápidos são feitos mediante a coleta de amostras de sangue dos cães. Se positivo, um novo teste é realizado no animal para a confirmação do diagnóstico.


Juliana orienta que para a prevenção do mosquito palha, vetor da leishmaniose, é importante que a população mantenha os quintais livres de matéria orgânica como folhas, fezes de animais, restos de comida e realize a poda de árvores regularmente, garantindo um ambiente com luminosidade.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.