19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Bataguassu: Tijolo por Tijolo: moradia péssima qualidade

11/09/2002 18h49 – Atualizado em 11/09/2002 18h49

Por falta de acompanhamento técnico da prefeitura, as casas construídas através de parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Bataguassu já estão condenadas.

Moradores reconhecidamente carentes, da cidade de Bataguassu, receberam casas do Projeto Tijolo por Tijolo, construídas com materiais de péssima qualidade, no bairro Santa Luzia. O projeto deu-se em parceria firmada entre Caixa Econômica, Governo do Estado e Prefeitura de Bataguassu. Os mutuários estão reclamando também do alto custo das mensalidades das casas (R$ 70 reais), o que está inviabilizando e deixando em dificuldades por perceberem somente salário mínimo.

A reportagem do Diário MS, constatou que existem paredes tortas, imperfeições no reboco, esquadrias mal assentadas e várias fossas com tampas quebradas, o que evidência a falta de compromisso do prefeito Ailton Pinheiro Ferreira, com a população carente da cidade de Bataguassu.

RESPONSABILIDADES

“Nosso compromisso foi somente ceder o terreno”, garantiu o prefeito Ailton Ferreira. Tudo indica que a mão de obra foi executada por aprendizes de pedreiro, devido os excessos cometidos na execução da obra. Ao todo foram gastos 50 sacos de cimento em uma obra que usaria somente 30. “Para uma casa sem viga baldrame, nenhuma coluna ou vigas de respaldo, seriam necessários, no máximo 30 sacos de cimento, e foram utilizados 5l sacos”, comentou um conceituado mestre de obras da cidade.

Além disso, as notas de despesas com compra de materiais de construção, apresentam a aquisição de vários produtos que nem foram utilizados na obra, ficando evidenciado a possibilidade de fraudes, ou mesmo malversação de dinheiro público. O exemplo mais simples é a compra de impermeabilizante Neutrol, como atesta a nota, mas não foi utilizado na obra.

“A contratação da mão-de-obra, barata e sem qualidade são os agentes diretos da má utilização do material, tanto que nenhum dos pedreiros contratado era profissionais; inclusive muito deles aprenderam a profissão nesta obra” afirmou um morador da localidade.

Além disso, nenhum dos contratados que trabalharam assinaram qualquer tipo de contrato com a firma responsável pela construção. Diante de fortes evidências, um grupo de moradores da localidade esteve na Câmara de Vereadores pedindo auxilio neste questão, pois até agora ninguém assumiu as devidas responsabilidades do caso. Pelo que se sabe, uma comissão do Governo do Estado virá em breve a Bataguassu para apurar as denúncias. Mesmo porque, a obra já está concluída a sessenta dias, e ainda os trabalhadores não receberam pelos serviços prestados”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.