31 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de novembro, 2021
InícioNotíciasBenefícios de trabalhar nas áreas de engenharia e química ambiental em 2021

Benefícios de trabalhar nas áreas de engenharia e química ambiental em 2021

Grande potencial é impulsionado por conscientização ambiental de empresas e consumidores durante a pandemia

A pandemia trouxe uma situação positiva para os negócios e o meio ambiente: maior conscientização ambiental. Com esse fato e o número assustador de mais de 14 milhões desempregados, é possível que algumas áreas de atuação fiquem mais em destaque que outras.

As áreas de engenharia e química que lidam diretamente com o meio ambiente e as transformações no espaço, no uso de materiais e produtos, podem ter vantagem competitiva pois o tema da sustentabilidade está mais em alta do que nunca nas empresas e propõe severas mudanças para aquelas que querem se manter no mercado.

Para abordar mais a fundo o assunto, vamos conhecer os benefícios de trabalhar nas áreas de engenharia e química ambiental em 2021, além de dicas de como ingressar na formação ou se especializar. Para enriquecer seus estudos, também é relevante conhecer modelos de capas de trabalho de química e engenharia, bibliografias e grandes nomes da área.

Acesso rápido:

  1. Conhecendo a área de formação
  2. Oportunidades para engenheiros e químicos ambientais em 2021
  3. Importante: fontes de inspiração

Conhecendo a área de formação

QUÍMICA – Pode ocorrer a formação no ensino técnico, junto com o Ensino Médio, o qual possibilita, por ter caráter de curso profissionalizante, trabalhar em indústrias e laboratórios, em atividades como controle de qualidade de processos. Já a formação de Nível Superior, possui duração de cerca de 4 anos e traz uma maior abrangência de mercado de trabalho. O profissional pode lecionar aulas para alunos da Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, além de poder ser professor universitário no Curso de Química da Graduação ou Pós-Graduação, após conclusão de um mestrado (com duração média de 2 anos) ou processo de seleção de profissionais com nível de graduação.

ENGENHARIA AMBIENTAL – A formação pode ser tanto à distância quanto presencial, com duração de 5 anos. O mercado de trabalho varia muito a depender da região, visto que o profissional trata diretamente com sistemas de abastecimento de água e esgoto, limpeza urbana, tratamento das águas pluviais e controle da poluição do solo, além de ser responsável por propor a empresas e ao Estado, tecnologias limpas, gestão de aterros sanitários e reciclagem de resíduos.

Para quem deseja se atualizar no mercado, há a possibilidade de realização de mestrados e cursos de especialização junto a redes credenciadas de ensino. Realizar trabalhos científicos de química, projetos escolares ou em comunidades e estágios na área podem contribuir com o conhecimento. As duas áreas conversam muito bem, sendo que um químico pode realizar especialização em Engenharia Ambiental e vice-versa, em subtemas que se complementam, exemplo: atuação em cidades e processos químicos orgânicos/inorgânicos.

Oportunidades para engenheiros e químicos ambientais em 2021

Muitas empresas estão procurando profissionais que as auxiliem a ser mais sustentáveis em seus processos. Sendo assim, um engenheiro ambiental pode:

  • Desenhar plano de manejo de resíduos para empresas poluidoras;
  • Oferecer consultoria e fiscalizar processos que gastam recursos hídricos e outros recursos ambientais;
  • Otimizar o uso de energia usada a partir da gestão de processos de máquinas e setores;
  • Desenvolver guias e promover ações de reciclagem e reuso dentro das empresas;
  • Apresentar relatórios com dados estatísticos de economia de uso de resíduos tóxicos e poluentes emitidos.

Já o químico, pode atuar em projetos mais relacionados ao produto oferecido pela empresa, bem como avaliar os fornecedores, além de:

  • Promover políticas ao combate de testes em animais;
  • Pesquisar quais produtos podem ter base vegana;
  • Utilizar componentes menos poluentes na composição do produto final e suas etapas;
  • Formular embalagens biodegradáveis;
  • Estudar plantas e compostos naturais para utilização no mercado.

É importante destacar que ao trabalhar em conjunto, ambos profissionais podem pensar melhor em políticas internas com olhar para o produto e para as ações da empresa.

Importante: fontes de inspiração

Conheça os grandes profissionais da área para se inspirar e seguir da melhor forma tanto nos estudos quanto profissional atuando na área.

Os mais conhecidos da engenharia e da química ambiental são:

  • Ellen Swallow Richards – primeira mulher química ambiental e engenheira industrial, foi também a primeira mulher a se formar e lecionar no Instituto de Massachusetts, a ser aceita aceita em qualquer escola de ciência e tecnologia na América, a pioneira americana a obter um diploma em química e a responsável por fundar o movimento de economia doméstica.
  • Paul V. Roberts – engenheiro ambiental, autor de mais de 200 publicações científicas sobre o transporte de massa e química para o tratamento de água potável e pesquisa de recuperação de águas residuais.
Comentários
MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.