20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Boato de pane em aeronave atrai multidão para o aeroporto de Ponta Porã

(*) Antonio Coca

Uma verdadeira multidão foi atraída na tarde desta quarta-feira (13) para o Aeroporto Internacional de Ponta Porã no bairro da Granja. A avenida Internacional ficou lotada de carros e um congestionamento chegou a formar na Linha Internacional na divisa com Pedro Juan Caballero.

Um boato de que um jato executivo estava com uma pane no trem de pouso se espalhou pelas redes sociais e em pouco tempo a região foi tomada por brasileiros e paraguaios vindos de vários bairros de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

De acordo com informações de sites especializados e de pilotos ouvidos pelo Ponta Porã News, o que estava acontecendo era um voo de checagem de instrumento de navegação aérea que é feita pelo Grupo Especial de Inspeção de Voo da Força Aérea Brasileira, ligada ao Ministério da Defesa.

O GEIV afere e inspeciona os equipamentos de auxílio à navegação aérea do País, assegurando a operacionalidade de cada aeroporto. Em Ponta Porã um jato Legacy 500 fez diversas passagens sobre a pista e voos de aproximação e arremetidas, o que acabou chamando a atenção das pessoas.

Todo o trabalho realizado nesta quarta-feira serve para aferir os equipamentos de auxílios a navegação aérea, aproximação e pouso e decolagem, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão.

Segundo o GEIV este trabalho é realizado com frequência para garantir uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas, como ocorreu hoje com muita chuva e tempo nublado.

Sem saber o que estava acontecendo diversas chamadas foram feitas para o Corpo de Bombeiros e os atendentes tranquilizavam as pessoas. No aeroporto de Ponta Porã nenhum dos telefones listados para atendimento ao público atendeu às ligações da redação do Ponta Porã News.

“O pessoal do aeroporto podia pelo menos ter avisado quem mora aqui perto porque com a correria que se formou ficamos com medo do avião cair em cima das nossas casas”, disse um dos moradores.

O Aeroporto Internacional de Ponta Porã é administrado pela Infraero, que também não atendeu às ligações.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.