26/07/2019 14h35

Grupamento firmou parceria com a Secretaria de Saúde para transporte especializado de órgãos e materiais genéticos; os órgãos extraídos irão beneficiar três pacientes

Gisele Berto

Militares do 5º Grupamento de Bombeiros Militares em Três Lagoas se mobilizaram nesta quinta e sexta-feira (25 e 26) para auxiliar no transporte dos órgãos de um homem de 53 anos que teve morte cerebral confirmada por equipe médica após ser vítima de um AVC. Ele estava no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Um avião da Força Aérea Brasileira trouxe a equipe médica para a retirada e preparo dos órgãos. O Corpo de Bombeiros trouxe os rins e o fígado do doador até o aeroporto de Três Lagoas, de onde seguiram, com um avião do Grupamento de Operações Aéreas, para Campo Grande.

De lá, os órgãos saíram para salvar a vida de três pessoas: o fígado foi encaminhado para o Hospital Brasília e os rins para São Paulo.

Também ontem, os Bombeiros realizaram o transporte de sangue e medula óssea de Três Lagoas para Campo Grande. Segundo o subtenente Cândido, da assessoria de imprensa do 5º GBPM, com a parceria firmada entre os Bombeiros e a Secretaria de Saúde, esse tipo de transporte começará a ser cada vez mais comum.

Após deslocamento até a Capital do Estado para teste de compatibilidade, a unidade de resgate do 5ºGBM apoiou com transporte especializado dos órgãos até o aeroporto municipal de Três Lagoas para voo até seus destinos. Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Comentários