20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Bombeiros de Presidente Epitácio continuam buscas para encontrar pescador no ‘Paranazão’

Vendaval de mais de 100 KM/hora pegou de surpresa turistas e pescadores que navegavam no rio Paraná, onde no trecho do aterro e a ponte somam 12,5 km de largura de uma margem à outra

Bombeiros de Presidente Epitácio continuam buscas para encontrar pescador no 'Paranazão'

Desde a tarde de sexta-feira, equipes do Corpo de Bombeiros da Estância Turística de Presidente Epitácio (SP) estão atuando nas buscas do corpo do pescador Valdir Greter, residente na cidade de Tatuí, mas que possui um rancho no Campinal. Na sexta-feira Greter e um amigo estavam em uma embarcação pescando no Rio Paraná, próximo ao distrito de Campinal, quando foram surpreendidos pela tempestade de poeira, com ventos de mais de 100 KM/hora.

Bombeiros de Presidente Epitácio continuam buscas para encontrar pescador no 'Paranazão'

Conforme informações, a embarcação foi impulsionada para o meio do rio, vindo a naufragar. O amigo de Greter após boiar por aproximadamente umas 4 horas, conseguiu chegar às margens do rio do lado do estado de Mato Grosso do sul, enquanto seu companheiro de pescaria continuava desaparecido.

No sábado, após várias horas de buscas ininterruptas o Corpo de Bombeiros conseguiu encontrar o barco dos pescadores nas margens localizado próximo de um rancho em Bataguassu.

Além desses pescadores, a tempestade de sexta-feira pegou de surpresa outros turistas que estavam pescando no rio Paraná e foram surpreendidos pelo vendaval que chegou a deixar dez pessoas à deriva. Mas graças ao dinamismo dos bombeiros todos foram resgatados com vida.

De acordo com o site Cenário MS, o primeiro caso ocorreu na região próxima ao município de Brasilândia. Por volta das 13h, o vento forte virou um barco ocupado por duas pessoas que estavam pescando.

Bombeiros de Presidente Epitácio continuam buscas para encontrar pescador no 'Paranazão'
No trecho do aterro e a ponte somam 12,5 km de largura de uma margem à outra (Foto: Divulgação)

Um dos pescadores conseguiu chegar à margem do rio, depois de boiar por cerca de 4 horas. Sendo resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Bataguassu aos fundos da fazenda Córrego Azul onde foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Bataguassu e posteriormente foi levado para Presidente Epitácio.

O outro turista, ficou desaparecido por mais de 16 horas, sendo resgatado na manhã de ontem, preso a uma árvore seca no meio rio. Informações apontam também que chegaram a passar duas embarcações pelo pescador, mas não conseguiram resgatá-lo, por risco de um novo acidente.

Um segundo caso ocorreu também com outra embarcação na região do Distrito de Campinal, com dois pescadores que também ficaram à deriva no rio e passaram a noite desaparecidos sendo resgatados também na manhã de hoje, próximo ao Paredão das Araras. 

O terceiro caso ocorreu no trecho do Rio Paraná próximo a Presidente Epitácio (SP), três caiaques ficaram à deriva, mas as seis pessoas a bordo conseguiram ser socorridas.

Bombeiros de Presidente Epitácio continuam buscas para encontrar pescador no 'Paranazão'

A tempestade de vento e poeira também destelhou casas e prédios, derrubou árvores e provocou até um tombamento de um caminhão na região de Presidente Prudente Os ventos superaram os 100 km/h.

O meteorologista Franco Villela, do Inmet, explica que o fenômeno está relacionado à estiagem prolongada dos meses de inverno somada ao avanço de tempestade em áreas mais quentes.

De Bataguassu, na operação de buscas as vítimas, estiveram o sargento Paulo César e soldado Salentim do Corpo de Bombeiros e os sargentos Ramos e Silvano da Polícia Militar Ambiental. 

(*) Ricardo Ojeda, com informações

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.