23.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil já é o quarto maior produtor de soja transgênica

13/01/2004 15h07 – Atualizado em 13/01/2004 15h07

O Brasil se tornou um dos quatro países com as maiores plantações de sementes geneticamente modificadas em 2003, com uma área de 3 milhões de hectares.

Segundo relatório divulgado hoje pela ISAAA (sigla em inglês do Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia), essa é uma estimativa conservadora, e que pode representar apenas metade das plantações realizadas no ano passado com soja transgênica.

Esse foi o primeiro ano em que o cultivo deste tipo de produto foi autorizado pelo governo –no caso brasileiro, apenas para a soja antes que a plantação fosse iniciada.

“Essa área pode ser significamente maior”, diz o relatório divulgado hoje pela agência.

Ranking

Seis países foram responsáveis por 99% das plantações de sementes transgênicas. Em primeiro lugar estão os EUA, seguidos por Argentina, Canadá, Brasil, China e África do Sul.

Em 2003, a plantação de organismos geneticamente modificados cresceu 15%, para 67,7 milhões de hectares. Ao todo, 7 milhões de fazendeiros em 18 países utilizaram essas sementes. Em 2002, eram 6 milhões, em 16 países. Cerca de um terço dessas plantações estão localizadas em países em desenvolvimento.

A soja continua liderando o cultivo de sementes geneticamente modificadas, com um crescimento de 13% em 2003 (55% da plantação de mundial de soja é geneticamente modificada).

A estimativa da ISAAA é que nos próximos 5 anos as plantações de sementes transgênicas alcance 100 milhões de hectares.

O relatório pode ser lido em inglês no site da ISAAA (www.isaaa.org).

Fonte:Folha Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.