27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil deve ser 3ª colocado no ranking de produtores de celulose

20/10/2012 07h59 – Atualizado em 20/10/2012 07h59

Brasil deve subir ao 3º lugar no ranking dos maiores produtores de celulose do mundo

Investimentos e contexto econômico no país elevam competitividade

Da Redação

Os investimentos anunciados cujas fábricas já estão em construção pelas empresas produtoras de celulose devem adicionar 3 milhões de toneladas de capacidade produtiva às plantas existentes no Brasil até o início de 2014.

Hoje o país produz 14 milhões de toneladas por ano, devendo chegar a 17 milhões até 2014 segundo informações da Bracelpa. A capacidade dos projetos greenfield é de 1,5 milhão, equivalente a fábricas de escala mundial.

Isso tem levado os investimentos a lugares diferentes das tradicionais Região Sudeste, Sul e no estado da Bahia, para regiões onde há disponibilidade de terras para o plantio de eucalipto, como o Centro-Oeste e o Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantis).

Já foram anunciados outros investimentos que devem elevar a capacidade em mais 8,3 milhões de toneladas, levando a capacidade total a 25 milhões em 2017. O que esses investimentos adicionais esperam, no entanto, é a recuperação internacional para a retomada das exportações.

A Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel) também estima investimentos de R$ 40 bilhões para os próximos dez anos na ampliação de área de florestas plantadas, devendo passar dos atuais 2,2 milhões de hectares para 3,2 milhões de hectares, o que dará suporte à expansão da produção de celulose.

Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Bradesco, “o principal determinante para a realização dos investimentos no setor é a competitividade das florestas plantadas no Brasil, comparada aos demais players globais.”

A entidade informa que no Brasil, o rendimento de um hectare com eucalipto plantado é de 44 m³ por ano, bem acima do concorrente mais próximo, o Chile, cujo rendimento é de 25 m³. A vantagem brasileira está no solo e clima favoráveis. “Além disso, no Brasil o eucalipto cresce e atinge o nível de corte em 7 anos, sendo que a média é de 10 a 12 anos nos demais países. Outro fator destacado é que “as indústrias do setor investiram em avanços genéticos das plantas, uso de biotecnologia e melhora de manejo florestal, o que permitiu o incremento de produtividade nos últimos anos.”

Os investimentos atuais devem levar o Brasil a subir no ranking global de produção de celulose, hoje no 4º lugar, podendo ultrapassar o Canadá, que ocupa a 3ª posição. Em 1993 o Brasil passou do 8º para o 7º lugar, em 2006 para o 6º lugar e desde 2008 assumiu a atual posição no 4º lugar.

(*)Informações Lairtes Chaves/Painel Florestal com informações Depec/Bradesco

Três Lagoas hoje abriga uma das maiores empresas de celulose do mundo, a Eldorado Brasil

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.