24/03/2019 10h44

Vencedor do Global Teacher Prize será anunciado neste domingo; a brasileira Debora Garofalo está entre os concorrentes.

Do G1

A Varkey Foundation anuncia neste domingo (24) o vencedor do prêmio ‘Global Teacher Prize’, considerado o ‘Nobel da educação’. O prêmio é de US$ 1 milhão. O anúncio será feito nos Emirados Árabes durante o Global Education and Skills Forum (GESF), o Fórum Mundial de Educação e Competências (em tradução livre).

Entre os finalistas está a brasileira Debora Garofalo, que ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo, cercada por quatro favelas famosas pela violência. Ela é a primeira mulher sul-americana entre os 10 melhores professores do mundo.

Em 2018, outro brasileiro ficou entre os 10 finalistas. Diego Mahfouz Faria Lima, diretor de escola de Rio Preto (SP), concorria com quatro propostas que ajudaram a mudar a realidade na escola em que atua. Mas quem venceu foi a professora britânica Andrea Zafirakou com a proposta de incentivar o ensino de artes para desenvolver a criatividade dos alunos e dar maior autonomia.

Em 2017, outro brasileiro também esteve entre os finalistas. O capixaba Wemerson da Silva Nogueira concorreu, mas quem levou o prêmio foi a canadense Maggie McDonnell.

Débora Garofalo, brasileira que está entre os finalistas, ensina matérias de tecnologia em uma área carente de São Paulo. — Foto: The Varkey Foundation/Divulgação

Comentários