22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cadastro em vestibular UFGD 2015 facilita matrícula de candidato cotista com renda inferior a 1,5 salário mínimo

02/09/2014 15h40 – Atualizado em 02/09/2014 15h40

A orientação para que o candidato com esse perfil é que ele se inscreva no Cadastro Único, procurando a Secretaria de Assistência Social do seu município

Da Redação

O Cadastro Único do governo federal pode facilitar a matrícula do candidato cotista com renda inferior a 1,5 salários mínimos. Se ele estiver inscrito no programa e for aprovado no Vestibular 2015 da UFGD, não precisará trazer aquela gama de documentos necessários para efetivar sua matrícula no curso desejado, não correndo o risco de perder a vaga por falta de algum deles.

A orientação para que o candidato com esse perfil é que ele se inscreva no Cadastro Único, procurando a Secretaria de Assistência Social do seu município. Além disso, o candidato inscrito nesse programa, que comprovar ter estudado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista em escola privada, também tem direito à isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2015 da UFGD.

Hoje, em consonância com a Lei Federal 12.711/12, a UFGD oferta 50% das vagas totais do vestibular a candidatos que cursaram todo o ano Ensino Médio na rede pública de ensino. E, do total dessas vagas reservadas, metade é destinada a candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

Como a lista de documentos necessária para a comprovação da renda é extensa, a inclusão da família do candidato no Cadastro Único vai acelerar o processo de conferência, pois a Universidade vai substituir os documentos comprobatórios pela Folha Resumo emitida pelo programa, que afirma que o aprovado é detentor do direto às vagas reservadas.

CADASTRO ÚNICO

É uma iniciativa do Governo Federal, criada pelo Decreto nº 6.135/2007, para saber quem são e como vivem as famílias brasileiras mais pobres. Por meio do Cadastro Único, o governo consegue entender quais são as principais dificuldades que as famílias enfrentam e como pode ajudá-las.

Fazendo parte do Cadastro Único, as famílias podem ser beneficiadas por diversos programas, como o Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Em Dourados, para saber como fazer parte do Cadastro Único, o representante da família deve procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social de Dourados, que fica na rua João Rosa Góes, 395, Centro, ou ligar para o telefone 3411-7721.

O cadastro também pode ser feito no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Saiba qual é o do seu bairro pelo link http://www.dourados.ms.gov.br/LinkClick.aspx?fileticket=Pi%2bxtIr2x34%3d&tabid=1204&language=pt-BR.

VESTIBULAR 2015 UFGD

As inscrições do Vestibular 2015 da UFGD vão até o dia 03 de outubro. As provas serão aplicadas no dia 23 de novembro em 15 cidades de Mato Grosso do Sul. Neste processo serão ofertadas oportunidades para 32 cursos de graduação presenciais.

Mais informações estão no link http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2015. O telefone do Centro de Seleção é 67-34102840 ou pelo e-mail: [email protected]

(*) Com informações de Assecom UFGD

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.