21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

COMEÇOU O ANO

11/02/2016 10h23 – Atualizado em 11/02/2016 10h23

Passado a folia do Carnaval, agora de fato o ano de 2016 começa para valer no Brasil

Ricardo Ojeda

NA FOLIA

Mesmo atravessando por uma crise financeira, sem precedentes na história do Brasil, os brasileiros não abriram mão de comemorar o Carnaval se divertindo nas festas realizadas País afora.

GINGADO

Aqui nas Cidade das Águas Carnaval também não passou em branco. A folia correu solta no domingo, na avenida Rosário Congro, que serviu de passarela para as três escolas de samba da cidade desfilaram. O ponto positivo do evento, foi a organização e o público que compareceu maciçamente à avenida para ver os gingados, principalmente das passistas.

CENÁRIO POLÍTICO

Faltando pouco mais de oito meses para as eleições municipais o cenário político está calmo. Em Três Lagoas apenas dois nomes despontam como pretensos pré-candidatos ao comando administrativo de Três Lagoas.

LIDERANDO

Líder absoluto nas pesquisas e nas rodas de bate papo, aparece o deputado tucano, Angelo Guerreiro. O advogado e empresário Rogerson Rimoli (PDT), vem despontando, e é outro nome que deve ser levado a sério. Rimoli já desfila como prefeitável, visitando os bairros da cidade, conversando com as pessoas, se inteirando diretamente com os problemas enfrentados pela população.

MAIS NOMES

Existem mais nomes de pretensos pré-candidatos, que vamos falar mais lá na frente.

SURTO

Faltando poucos dias para a volta às aulas da rede pública de ensino, o que mais se vê são terrenos sujos nas proximidades das escolas. Com o advento dos mosquitos transmissores da Dengue, Zica e Chikungunya, seria muito bom as autoridades jogassem mais pesado contra os proprietários desses imóveis, para proceder a limpeza imediatamente, sobre pena de ocorrer um surto na cidade.

JOGANDO PESADO

A propósito, por inciativa do promotor de Justiça e Meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia de Oliveira, clique no link, determinou através de oficia à prefeita Marcia Moura para jogar pesado junto aos donos dos imóveis sem conservação e limpeza, aplicando multas e se houver reincidência acionar o Ministério Público para ação judicial.

CRIME

De acordo com os artigos 132 do Código Penal, que considera crime o fato de “expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, com pena de três meses a um ano de detenção” para os responsáveis pelos imóveis e terrenos sujos, e o artigo 25 do Código de Posturas do Município, que considera “que a limpeza dos terrenos é responsabilidade de todo cidadão e que em caso de não atendimento deverá ser aplicada multa”.

ORIGEM DOS NOMES

Para não fugir do tema, muitos se questionam por que o nome, Zica, Chikungunya e Aedes aegypti. De acordo com uma cartilha distribuído pelo governo paulista, A origem do nome Aedes, vem da Grécia, que significa “Odioso” e Aegypti (do Egito), enquanto a Chikungunya, se origina da África, através do dialeto Makonde, que se refere ‘andar curvado”. Já a Zica surgiu da floresta que leva o mesmo nome, em Uganda.

PROBLEMA ANTIGO

O mosquito Aedes aegypti é conhecido há séculos, e foi cientificamente descrito no ano de 1762. Já a Chikungunya foi identificada na África em 1952, enquanto no Brasil foi detectada em 2014. A Zica surgiu em 1947, na Floresta de Zica, em Uganda e chegou ao Brasil no início de 2015, aparecendo os primeiros casos em Natal (RN).

OPERAÇÕES POLICIAIS

De acordo com a coluna do jornalista, Cláudio Humberto, existem atualmente 57 operações policiais no âmbito da Justiça Federal serão retomadas com força, este ano.

GATUNAGEM

De acordo com fontes ligadas a órgãos investigativos afirmam que 57 operações foram autorizadas em dezembro, antes do recesso de fim de ano. A maior parte das operações pendentes seriam fases de investigações em curso, como Lava Jato, que apura a gatunagem na Petrobras nos governos do PT, e a Zelotes (fraude bilionária no Carf).

FALTA DE RECURSOS

As operações ordenadas pela Justiça não foram realizadas porque demandam planejamento e recursos, e não por causa do recesso. Várias operações da PF são realizadas com policiais deslocados de outros estados, o que as tornam ainda mais complexas e onerosas.

MÁ VONTADE DO GOVERNO

Os cortes orçamentários, decorrentes da crise e de certa má vontade do governo Dilma, tornam ainda mais sérias as dificuldades na PF. A PF realizou 331 operações nos 253 dias úteis de 2015 (média de 1,3 por dia). Em 2014, início do auge da Lava Jato, foram 390.

PARA REFLETIR

“A prova mais clara de sabedoria é uma alegria constante”
(Michel de Montaigne)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.