21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

CPI APROVADA

08/08/2012 02h34 – Atualizado em 08/08/2012 02h34

CPI para apurar diárias de Martinho é aprovada com 90 por cento dos vereadores

Nove membros do legislativo assinaram documento para formação da CPI que vai investigar denúncia feita ao MP sobre diárias de Jorge Martinho

Ricardo Ojeda

PLENÁRIO LOTADO

O plenário da Câmara de Três Lagoas ficou lotado de pessoas que permaneceram no local até o término da sessão. Diante das evidências, até o vereador Ângelo Guerreiro, companheiro de Martinho de partido, assinou dando apoio a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito

MANIFESTAÇÃO

A platéia foi formada de apoiadores do vereador investigado e do grupo de legisladores que assinaram a CPI. Eles se manifestavam com gritos e aplausos, chegando a provocar um princípio de bate-boca com os vereadores que faziam uso da tribuna. Os seguranças da Casa de Leis tiveram que intervir para acalmar os ânimos.

QUEM NÃO DEVE, NÃO TEME

Por nove votos, inclusive do vereador Ângelo Guerreiro, companheiro de partido de Martinho, que fez questão de assinar o documento, fazendo a afirmação de quem não deve, não teme a CPI foi aprovada.

LEI DE NEWTON

O vereador Tonhão citou a lei da física, dizendo que “dois corpos não ocupam o mesmo espaço”, parafraseando o cientista Isaac Newton, numa alusão que Martinho pegava as diárias da Câmara para viagem a serviço do legislativo, mas ao mesmo tempo assinava lista de presença como Sanitarista do SAMU.

PAPAGAIO

Segundo Tonhão, as diárias ultrapassam R$ 20 mil e através da CPI o vereador acusado terá oportunidade de dar todas as explicações aos membros da CPI. Quanto às acusações disparadas por Martinho, o parlamentar rebateu que acusações sem provas não valem nada. “Falar até papagaio fala”, reiterou.

COMPOSIÇÃO DA CPI

O presidente da Câmara, Nuna Viana marcou uma reunião às 10 horas da manhã desta quarta-feira para formar os membros da comissão que vão compor a CPI.

LÍNGUA SOLTA

Quem fala muito dá bom dia a cavalo. Martinho, na segunda vez que usou a tribuna acabou confessando que utilizou de expediente ilícito quando gravou a reunião dos vereadores no dia anterior à sessão. A gravação aconteceu sem consentimento dos participantes.

ARAPONGA

A atitude do vereador configura em crime e fere o principio do Estado de Direito e pode até ser processado caso fazer uso do material sem consentimento dos demais colegas.

ESTRATEGIA ELEITORAL

Promotores e juízes das zonas eleitorais dos municípios do Bolsão que se preparem. Enxurradas de denúncias anônimas vão abarrotar as mesas de suas excelências. É uma estratégia dos candidatos que mantém a justiça ocupada e serve de embasamento para discurso dos adversários.

PINDAIBA

Para alguns candidatos das chapas proporcionais a situação é de penúria. Falta tudo, material de campanha, dinheiro e até criatividade para pedir votos.

CONGESTIONAMENTO

Tem tanto candidato que em um bairro do município as donas de casa estão atrasando o almoço, pois perde tempo atendendo cabos eleitorais. E a campanha nem começou.

ALVO DE CRÍTICAS E ELOGIOS

Depois do episódio sobre as denuncias do Ministério Público envolvendo o vereador Jorge Martinho, o titular do Caldeirão está sendo alvo de elogios e críticas através da seção de comentários no site. Se mensurar a quantidade de comentários, positivo e negativo, digamos que empata.

APÓCRIFOS

Esses comentários, após serem analisados são postados no site. Com exceção de opiniões apócrifas, que ofendem ou denigrem a imagem das pessoas.

RIDÍCULOS

Tem alguns leitores que enviam comentários que beiram o ridículo. Os autores não se identificam e exigem que suas opiniões sejam postadas. Oras! Assim não dá.

PROVOCANDO

Um desses leitores que se identifica pela alcunha de tucunaré vem postando várias notinhas na seção. Começa com um texto sublime, mas em seguida faz várias acusações contra setores da administração e até contra o representante do Ministério Pública. No final provoca o titular da coluna se tem “colhões” para divulgar o post.

RANCOR

Oras! Essa coluna nunca fugiu da responsabilidade de informar a sociedade. O Caldeirão não servirá de palanque para pseudos articulistas que se escondem atrás de palavras rancorosas, que faz acusações sem provas. Tá dado o recado.

PIROMANÍACOS URBANOS

Alguns irresponsáveis estão queimando sujeiras em terrenos baldios. A prática é uma cultura que se dissemina em vários bairros de Três Lagoas. A fumaça paira no ar, principalmente nesse período de seca, causando ardência nos olhos e problemas na respiração. O comandante Gildo, atuante tenente da Polícia Militar Ambiental poderia dar uma voltinha na cidade para flagrar esses engraçadinhos.

DIA DO ADVOGADO

No próximo dia 11 de agosto, sábado é comemorado o Dia dos Advogados. Em Campo Grande a classe vai comemorar com um tradicional churrasco. Em Três Lagoas, ainda não tem conhecimento de alguma atividade para comemorar a data.

HOMENAGEM

Para celebrar antecipadamente a festas dos causídicos, o Caldeirão publica umas das frases mais famosas do advogado e jurista Rui Barbosa. Veja a seguir.

REFLEXÃO

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto” Ruy Barbosa.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.