25.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

CUMPRINDO A PALAVRA

29/09/2011 14h03 – Atualizado em 29/09/2011 14h03

Simone Tebet disse que a primeira providência quando assumisse o governo interinamente iria reunir-se com o secretário de Segurança Pública

Pois bem, não só fez como já está em pleno curso na cidade a Operação Mãos Dadas 3. Participam da operação policiais civis e militares de Três Lagoas e Campo Grande

Ricardo Ojeda – Caldeirão do Bolsão

MÃOS DADAS

Prova disso é que na noite de quarta-feira, várias viaturas e policiais do Cigcoe, (a elite da Polícia Militar) chegaram à cidade para deflagrar uma operação especial “ Mãos Dadas 3” para combater a criminalidade que vem crescendo em vários municípios do Estado.

SOMANDO ESFORÇOS

A chegada desses policiais não indica que o comando do 2º BPM não esteja atendendo os anseios da sociedade. Nunca na história de Três Lagoas a Polícia Militar esteve tão em evidência, fazendo um trabalho magnífico. Portanto, o motivo da chegada do reforço policial vem para somar com o que já está sendo feito.

MÉRITOS

A prefeita Márcia Moura também tem seus méritos. Afinal partiu dela a solicitação do reforço policial. Ela largou sua agenda para ir à Campo Grande participar da reunião com Simone e o secretário Jacini.

PONTUANDO

Márcia pontuou que a reivindicação deve-se ao crescimento acelerado da cidade e principalmente da população de trabalhadores por conta da construção das novas fábricas. “São mais de 10 mil novos homens que virão para a construção da Sitrel, da Petrobras Fertilizantes, da ponte rodoviária, sem contar os que já trabalham nas obras do contorno ferroviário, na Eldorado Celulose e na ampliação da Fibria. Com isso vejo a necessidade de aumentar o policiamento”, enfatizou a prefeita.

ELOGIOS

A prefeita embasou o trabalho do 2º BPM, que atua sobre o comando do major Wilson Sergio Monari. Para ela as polícias, Civil e Militar tem feito um bom trabalho na cidade. “Os números mostram que a violência em geral tem índices dentro do esperado para a situação atual de Três Lagoas, mas setores como o trânsito e o combate às drogas merecem atenção especial”.

MAIS VIOLÊNCIA

Mas infelizmente, os gargalos do município não se resumem à criminalidade. Outra violência que preocupa a comunidade é a do trânsito. Nunca na história de Três Lagoas ouve tantas ocorrências de acidentes, inclusive com vítimas fatal.

FLUXO CRESCENTE

Tal crescimento nas estatísticas das autoridades de trânsito deve-se ao amento de veículos em circulação nas ruas da cidade. Com a chegada das indústrias, vieram os funcionários e junto com eles, seus automóveis que se incorporaram à frota do município.

MIGRAÇÃO

Além disso, com a subida do poder aquisitivo dos trabalhadores. Muitos deles migraram da bicicleta para motos. Alguns não possuíam nem bicicletas. A maioria desses ao receber seu primeiro salário a primeira atitude tomada foi financiar uma motocicleta.

EVOLUÇÃO

Casos como esses são muitos e alguns, sem habilitação passaram a desfilar nas ruas da cidade sem nenhuma noção das normas de trânsito. Aí, não deu outra, os acidentes evoluíram gradativamente.

LETARGIA

Enquanto isso, as autoridades de trânsito do município demoraram a adequar-se a realidade atual. Quando acordaram a situação já estava caótica.

REALIDADE

Uma prova dessa realidade descrita aconteceu recentemente. A Polícia Militar realizou várias blitzes na cidade com o intuito de tirar os motociclistas não habilitados. Centenas de motos foram tiradas de circulação, situação que lotou o pátio do Detran. Nesse período, curiosamente o índice de acidentes com motos caíram significativamente.

AGINDO POR CONTA PRÓPRIA

O chefe do Gabinete de Gestão Integrada do Trânsito, Milton Silveira agiu corretamente quando promoveu um workshop para discutir o trânsito de Três Lagoas. Infelizmente a sociedade organizada não compareceu para prestigiar o evento.

VEREADORES AUSENTES

O workshop contou com apoio de várias empresas e a participação dois palestrantes de renome: Bárbara Marchesini e Rudel Trindade Junior. Infelizmente mais uma vez foi notada a ausência dos vereadores. Afinal são eles que fazem as leis e projetos para apresentar ao executivo. Dos integrantes da Casa de Leis, apenas o vereador Jorginho do Gás marcou presença.

GOGÓ

O palestrante Rudel Trindade disse que projetos para o transito não se faz no gogó, na conversa. É preciso recursos. “A sociedade tem que cobrar dos vereadores, (que fazem as leis) e da prefeitura para que empenhem mais recursos para atacar o problema”.

IRRESPONSABILIDADE

No último dia 27 completou 01 que Três Lagoas foi atingida por um vendaval que deixou rastro de destruição na cidade. Decorrido todo esse tempo, um cenário dantesco não remete à lembrança daquele dia. A Torre da operadora Claro debruçada sobre uma casa bem no centro da cidade.

SEM EXPLICAÇÕES

Até agora nenhum representante da empresa procurou a imprensa para explicar o que está sendo feito e quando serão removidas as ferragens da torre. (veja foto).

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA

Diante dessa situação, a direção do Perfil News, junto com os moradores da localidade uma manifestação pacífica com o intuito de chamar as atenção da diretoria da Claro, bem como das autoridades. Nesse sentido, foi comemorado o aniversário de 01 ano, completado na terça-feira passada, dia 27.

MOÇÃO DE REPÚDIO

A manifestação pelo jeito já conquistou resultados práticos. O deputado estadual Eduardo Rocha requereu à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para que seja encaminhada uma Moção de Repúdio à empresa Claro, com cópia à Anatel. (Veja o documento na íntegra)

DIREITOS E DEVERES

Tal situação mostra claramente que se a comunidade se organizar de forma ordeira, apenas no sentido de salvaguardar os seus direitos certamente será ouvida pelas autoridades. É o que está acontecendo. O dever da imprensa é de divulgar os anseios da sociedade. Dessa forma o titular dessa coluna foi quem organizou tal manifestação. Agora depois dessa Moção, podem ter certeza o problema será resolvido em breve. Missão cumprida!

TEMPO QUENTE

Notícias de última hora. Segundo um tucunaré disse ao Caldeirão, a alta cúpula da Segurança Pública do Estado estará em Três Lagoas para acompanharem o resultado da operação “Mãos Dadas 3”, que já foram realizadas em Corumbá, Dourados e agora em Três Lagoas.

NOTÍCIA ANUNCIADA

Interessante dizer que esta coluna já havia anunciado anteriormente a realização dessa operação na cidade. O comandante geral da PM, Coronel Carlos Alberto David dos Santos já havia anunciado ao titular dessa coluna. Só não disse quando aconteceria.

FILOSOFANDO

“O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é o que formula as verdadeiras perguntas.” (Claude Lévi-Strauss)


CUMPRINDO A PALAVRA

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.