24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

INDIGNAÇÃO

25/10/2011 00h34 – Atualizado em 25/10/2011 00h34

A revista Veja dessa semana estampou na capa 10 motivos para o cidadão brasileiro se indignar

A corrupção que campeia solta nos ministérios, Câmara dos Deputados, Senado Federal e outras autarquias consome a estratosférica quantia de 85 bilhões de reais/ano

Ricardo Ojeda – Caldeirão do Bolsão

COMPARANDO

Segundo a publicação, esse dinheiro surrupiado pelos corruptos brasileiros, daria para erradicar a miséria ou construir 1,5 milhões de casas.

LÍDERES DE IRREGULARIDADES

A revista apontou ainda que o Ministério que apresentou mais irregularidade foi o da Saúde, com 2,2 bilhões de reais, seguido da Integração Nacional, 1,1 bilhão, Educação, 700 milhões, Fazenda, 627 milhões e por aí vai.

NO RALO

Nos últimos dez anos foram roubados do erário 720 bilhões de reais. Desse montante, apenas 1% o governo conseguiu descobrir e recuperou uma quantia insignificante. Falando em valores, 7 bilhões foram descobertos e R$ 500 milhões recuperados.

DISTRIBUIÇÃO DA CORRUPÇÃO

Dos 720 bilhões de reais, 51% desapareceram na esfera federal, 30 por cento sumiu pelo ralo dos governos dos estados, enquanto 19% escoaram nos ralos das prefeituras de vários municípios brasileiros.

CORRUPÇÃO TUPINIQUIM

Dando exemplo de corrupção nas prefeituras, as repórteres Paula Lopes e Tarima Nistal citaram o município de Dourados, onde o ex-prefeito Ari Artuzi, a primeira-dama, o vice, nove vereadores e cinco secretários foram presos pela Polícia Federal devido o golpe que surrupiou das finanças do município 10% do orçamento da prefeitura.

PERCENTUAL DAS IRREGULARIDADES

A reportagem denunciou que a Controladoria Geral da União (CGU) fez auditoria em 15000 mil contratos da União com estados, municípios e ONGs, desses encontrou irregularidades em 80%.

EM NOSSO QUINTAL

Recentemente, esse Caldeirão publicou o resultado de uma dessas auditorias realizada na prefeitura de Santa Rita do Pardo. Técnicos da CGU apontaram diversas irregularidades supostamente cometidas pela administração da prefeita Eledir Barcelos de Souza (PT).

PROCESSO

Naquela ocasião, a prefeita sentiu-se ofendida pela divulgação e entrou na Justiça contra o titular dessa coluna. Na ação, ela pleiteou uma indenização de R$ 50 mil. O magistrado não encontrou embasamento para deferir a ação e o processo foi arquivado.

ESPAÇO ABERTO

Em contato com a assessoria da prefeita, o titular do Caldeirão abriu espaço na coluna para dar voz à prefeita se defender. Inclusive, para não parecer uma negociata, o acordo foi protocolado na Justiça. Mesmo assim, decorridos vários meses o direito de resposta com a defesa da prefeita não foi apresentada para ser publicada. Diz o dito popular: “quem cala, consente”, portanto…

BANDALHEIRAS

Enquanto isso, a nós simples mortais cabe apenas indignar-se com essas bandalheiras. Até aqui, pelas bandas da Cidade das Águas já aconteceram desvios de verbas públicas proporcionadas por administrações do passado.

SEM PAUTA

Na semana passada, falou-se tanto da mudança de domicílio eleitoral de Simone Tebet. A imprensa da capital parecia que não tinha outra pauta para abastecer os veículos.

NÃO PROSPEROU

Aqui pelas bandas de Três Lagoas o assunto não prosperou tanto. Na sexta-feira, quando esteve na cidade, o governador André Puccinelli explicou que partiu dele o pedido para que Simone transferisse seu título para a capital do Estado.

VISIBILIDADE

Na opinião do governador, Simone precisa ter mais visibilidade política, caso pretenda alçar voos mais alto no cenário político.

A CONTRAGOSTO

Diante dessa intenção, embora a contragosto, Simone transferiu seu domicílio para atender o governador.

COM CRÉDITO

Ao atender a solicitação do governador, Simone ganhou créditos que poderá ser transformado em recursos e obras para Três Lagoas. A partir disso, André jamais negará uma reivindicação de Simone.

QUEM MANDA?

O colunista Lauro Jardim, titular da coluna Radar da revista Veja publicou: “Em Mato Grosso do Sul, quem manda no PSD de Kassab é o senador petista Delcídio Amaral”. Será?

SITUAÇÃO INVERSA

Enquanto prefeitos da maioria dos municípios no Estado correm para atrair investimentos, em Três Lagoas a situação é inversa. Exemplo disso são duas indústrias de celulose, papel, siderurgia, entre outras.

SOMANDO OS INVESTIMENTOS

A soma desses investimentos ultrapassa a casa dos 12 bilhões de reais. Só para ter uma idéia, apenas a Eldorado Brasil está investindo 4,5 bilhões de reais na construção da maior fábrica de celulose do mundo.

COMPARANDO

A título de comparação o governo baiano está pleiteando uma montadora de automóvel chinesa que investirá 1 bilhão de reais. Parar atrair a indústria, o governo está rebolando como nunca para implantar a montadora em seu território.

SEM IGUAL

Portanto, àqueles que criticam a atual administração o fazem por ranço, ou sem conhecimento de causa. Em 33 anos de militância na imprensa esse titular nunca viu coisa igual.

DISPUTANDO

Fora isso, dois grupos empresariais estão disputando a construção de dois shoppings centers em Três Lagoas. A cidade não comporta dois empreendimentos desse porte. Portanto vai sair do papel àquele que dar início a obra mais rapidamente.

CADÊ A FISCALIZAÇÃO?

A chefia da Vigilância Sanitária de Três Lagoas bem que poderia mandar uma equipe de fiscalização para verificar a falta de respeito e higiene que um restaurante localizado na Rua Bruno Garcia, nas proximidades da Filinto Muller.

ESGOTO A CÉU ABERTO

O esgoto do restaurante escorre a céu aberto através da Travessa, Alzira O. Garcia, que fica no fundo do estabelecimento. Moradores da localidade reclamaram à coluna sobre o mal cheiro no local.

DEPUTADO VETERANO

O deputado Eduardo Rocha, embora estreante na Assembleia Legislativa se comporta como veterano. Em menos de dez meses já apresentou várias indicações e projetos que viraram leis.

VISIBILIDADE

As audiências de Enfrentamento e Combate ao Crack está dando grande visibilidade política ao parlamentar. Vários municípios do Estado estão pleiteando a realização do evento.

PERFORMANCE ELOGIADA

Falando sobre esse mesmo tema, na noite de segunda-feira mais de 140 alunos do curso de Administração ouviram atentamente a explanação do deputado que também exibiu diversos vídeos durante sua palestra. Os participantes elogiaram a performance do parlamentar.

DESCONTRAINDO

O Papa, acostumado com as auto-estradas de seu país, desembarcou em São Paulo. Uma Mercedes blindada com um educado motorista negro foi disponibilizada para levá-lo de Viracopos para o Mosteiro de São Bento, onde iria participar de um evento.

O motorista dirigia pela Rodovia dos Bandeirantes, muito devagar, quando o Papa pediu que ele corresse mais.

O Motorista respondeu que não podia, pois havia muitos Guardas naquela estrada.

Então o Papa pediu que parasse o carro e fosse pro banco de trás que, agora, ele próprio dirigiria.

Quando estava a 220km/h a Polícia Rodoviária parou o carro.

O guarda aproximou-se e pediu para ver os documentos. Examinou, olhou e foi até o seu superior que estava na viatura, e disse:

Chefe, o homem é muito importante, é dos graúdos.

O chefe falou:

  • É o prefeito?
  • Não, o prefeito não chega nem perto.

  • Então é o Governador? Pode multar!

  • Não. É mais que isso. Respondeu o guarda

  • Então é o Presidente? Pode multar também, que não tem perdão!

  • Não! Disse o guarda. Acho que é bem mais do que isto, chefe.

  • Então quem é? Pra ser mais importante que o presidente?!?!?!

  • Não sei qu
    em é, mas só para o senhor ter uma idéia, o motorista dele é o Papa!!!

FILOSOFANDO

“Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é pensar que tudo é um milagre”. (Einstein)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.