19.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MALA E CUIA

05/08/2011 18h52 – Atualizado em 05/08/2011 18h52

O ex-vereador, ex-secretário e ex-vice-prefeito e presidente do diretório do DEM de Três Lagoas Luiz Akira mudou de mala e cuia para a capital do Estado

Ele não conseguiu nas urnas suceder seu pai na Assembleia. Atualmente Akirinha trabalha no Tribunal de Contas do Estado

Ricardo Ojeda – Caldeirão do Bolsão

DEBANDADA

A mudança do dirigente democrata à capital do Estado deixou sem rumo à militância do seu partido no município. Deve ser por isso que o DEM assiste uma debandada geral dos filiados ao PMDB. Celso Yamaguti é o único vereador do partido. Deverá o que vai apagar a luz.

TODO FELIZ

O prefeito de Bataguassu João Carlos de Aquino Lemes (PT) deve estar dando largos sorrisos de felicidade. O motivo de tanta satisfação é o inicio das obras de terraplanagem para a construção da ZPE (Zona de Processamento de Exportação).

ÚNICO CONTEMPLADO

São poucos os municípios do País que pode contar com essas áreas de livre comércio. Para ter uma idéia, no Estado apenas Bataguassu conseguiu.

FAZENDO ESCOLA

O prefeito de Corumbá, bem que tentou abocanhar uma dessas unidades, mas, não conseguiu por falhas no projeto. Na ocasião, o senador Delcídio do Amaral, disse que o prefeito Ruiter deveria enviar sua equipe a Bataguassu para aprender com a equipe de João Carlos.

ZONA FRANCA

Para quem não sabe, as ZPE caracterizam-se como áreas de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados no exterior, sendo consideradas zonas primárias para efeito de controle aduaneiro.

NORMATIZAÇÃO

A Lei 11.508/2007 dispõe sobre o regime tributário, cambial e administrativo das Zonas de Processamento de Exportação. Referida Lei foi regulamentada pelo Decreto 6.814/2009 e normatizada pela IN RFB 952/2009.

COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO

Os objetivos da criação das ZPE foram para reduzir os desequilíbrios regionais, bem como fortalecer o balanço de pagamentos e promover a difusão tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do País.

SONHO MATEREALIZADO

Depois de anos trabalhando nesse projeto, com várias viagens à capital federal, além de incontáveis reuniões em São Paulo, o sonho do prefeito João Carlos está se materializando.

PARCEIRO

Para que isso acontecesse, o empresário Ulisses Galvan foi grande parceiro do prefeito João Carlos. Desde o início ele acreditou no projeto, inclusive cedendo, a título de comodato grande parte da sua propriedade rural ao projeto.

NOITES DE INSÔNIA

Inclusive, o cabelo branco do empresário deve-se a esse projeto que tomou muito tempo dele, além de várias noites de insônia. Mas, pelo jeito valeu a pena, o final parece que está sendo feliz.

SEM ENFOQUE

A grande decepção é com a assessoria de imprensa da prefeitura de Bataguassu, que não deu enfoque como deveria à solenidade que deu inicio a terraplanagem do local, que está saindo do papel, á prática.

CADÊ A MÍDIA?

Esse empreendimento marca com “chave de ouro”, uma nova fase da atual administração. É o inicio da era industrial de Bataguassu. O lançamento das obras de terraplanagem deveria estar nas capas e nos editoriais dos principais órgãos de comunicação do Estado. Afinal, não é todo dia que um empreendimento dessa envergadura é lançado no município.

TÍTULO REVOLUCIONÁRIO

A assessoria enviou matéria intitulada. “A revolução já começou”. Oras! Será que o prefeito João Carlos, que sempre teve comportamento – ao melhor estilo zen, de paz, agora virou revolucionário? Pelo menos é isso que um leitor menos desavisado poderá entender quando ler o título.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Importante esclarecer que o título utilizado pela assessoria de Comunicação emprestou uma frase incompleta do discurso do prefeito, que disse: A revolução “industrial” já começou. A referência da revolução citado pelo prefeito foi “devorado” pela texto da assessoria.

DEIXA PRA LÁ

Mas tirando as falhas, o importante é que as obras de terraplanagem já foram iniciadas, e quando concluídas começa a edificação do site.

CADÊ A INDIGNAÇÃO?

Segundo observação no Facebook do amigo Rui Espinola, Collor foi apeado do poder por causa de uma Elba. Atualmente a corrupção dos burocratas em Brasília devoram bilhões de reais dos recursos públicos e nada acontece. Apenas algumas degolas de cargos. O brasileiro perdeu a capacidade de indignar-se.

APOIO DO ESTADO

Vítimas de estupro poderão ter prioridade em programas sociais. A Câmara analisa o Projeto de Lei 797/11, da deputada Lauriete (PSC-ES), que inclui entre os programas sociais e financeiros do governo federal um programa específico de apoio médico, psicológico e financeiro à mulher e à adolescente nos casos de má formação do feto e de estupro que resulte em gravidez.

INDENIZAÇÃO

A proposta estabelece, para esses casos, que a inclusão nos atuais programas do governo será feita com prioridade, com pagamentos mensais dos benefícios até o nascimento da criança, podendo ser prorrogados até o limite máximo de um ano.

TRATAMENTO GRATUITO

Projeto obriga SUS a fornecer remédios para tratamento da próstata. O Projeto de Lei 665/11, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer gratuitamente remédios para tratamento de câncer de próstata e hiperplasia benigna da próstata (HBP) está sendo analisado pela Câmara.

LEI HÍDRICA

Outro Projeto de Lei muito importante que tramita na Câmara de autoria do deputado Marcelo Matos (PDT-RJ) vai beneficiar muitos municípios. Se aprovado, municípios que possui nascentes poderão receber pelo uso da água.

APOIO DO PROMOTOR

Esse outro Projeto o promotor de Meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia de Oliveira vai gostar. Deputados analisam o Projeto de Lei 781/11, que estabelece taxas para corte de árvores. A liberação dependerá da autorização do Ibama, a quem caberá a fiscalização.

PAISAGISMO

Pela proposta, o valor arrecadado será destinado ao órgão competente municipal para o plantio de cinco árvores na área urbana do próprio município.

ARBORIZAÇÃO URBANA

O valor da taxa será estabelecido pelo Ibama com base no custo de produção e plantio das mudas de árvore. A espécie e o local de plantio das árvores deverão obedecer à política e à legislação municipal sobre arborização urbana.

PRATA DA CASA

O projeto é de autoria do deputado Geraldo Resende, de Mato Grosso do Sul. Resende, diga-se de passagem, há anos vem tentando viabilizar seu nome para ser prefeito de Dourados.

SATÍRICO

Gozador como nunca, o amigo Emilio do Nascimento saiu com essa: o bêbado, depois de tomar todas no espetinho São Luiz, passou em frente de uma igreja evangélica que fica nas proximidades. Ouviu gritos vindo do interior do prédio. Curioso, perguntou a um obreiro: o que está acontecendo? O senhor está operando, respondeu. E o bêbado: raios! Mas sem anestesia.

PÉROLAS DO FACEBOOK

“O Facebook já aposentou o Orkut, esfriou o Twiter, e inutilizou o msn, o dia que isso aqui começar a fazer cerveja … Adeus buteco! “

MAIS PÉROLAS

Tem gente que igual é a mosquito. Só sossega com um tapa!

FILOSOFANDO

“Se alguém lhe fechar a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas. Lembre-se da sabedoria da água: a água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.”

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.