22.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

MATANDO A CURIOSIDADE

03/09/2011 16h29 – Atualizado em 03/09/2011 16h29

Curioso com a política de Bataguassu, o titular do Caldeirão foi verificar “in loco” a situação

As conversações estão sendo conduzidas por um grande grupo político que escolherá o nome do futuro administrador daquele município

Ricardo Ojeda – Caldeirão do Bolsão

NOMES EM EVIDÊNCIA

Até então, apenas dois nomes estavam em evidência no processo. A vice-prefeita Zélia Bonfim (DEM) está convicta que será candidata a prefeita. Por sua vez, do outro lado, o delegado Pedro Caravina (PSDB) marca posição cerrada, apostando na sua candidatura.

SE PREPARANDO

Caravina, que foi derrotado na eleição passada, vem se preparando há tempo para a empreitada. Deve ser por isso que lidera todas as pesquisas até agora realizadas.

OUTROS NOMES

Além desses, existem outros nomes que postulam a vaga de João Carlos, como, por exemplo, o médico e atual secretário de Saúde, Sebastião de Andrade Junior (PMDB), o ex-vereador, Reginaldo Banha, entre outros.

CENÁRIO MUDADO

Até então, eram esses os nomes que vinham sendo comentados nos bastidores. Mas, com a entrada do nome do ex-deputado Akira Otsubo, o cenário mudou completamente.

COMENTÁRIOS

De uma hora para outra, o nome de Akira apareceu como forte pré-candidato na corrida sucessória gerando vários tipo de comentários, uns de apoio, outros criticando.

REPUTAÇÃO

Akira é bom que se diga, tem boa reputação, sempre foi muito bem votado em Bataguassu. Essa votação era fruto do seu trabalho, além do apoio de várias lideranças, incluindo aí, a vice-prefeita Zélia Bonfim, que no passado era aliada de primeira hora de Akira.

COMPLICANDO

Com o nome do ex-deputado no cenário político, as coisas ficaram complicadas para alguns pretendentes, principalmente para Zélia Bonfim, e é claro, o delegado Caravina, que vinha liderando com folga as pesquisas.

ATROPELANDO

Com a entrada de Akira no processo político, alguns pretendentes sentiram-se incomodados, e com razão. Nome forte, com uma extensa folha de serviços prestados ao município de Bataguassu, Akira atropelou o processo, causando mal estar nos demais concorrentes.

CANDIDATÍSSIMA

Até sua fiel companheira, Zélia Bonfim sentiu-se ameaçada. Tanto é que diariamente dispara mensagens através da sua página no Facebook, dando a dizer que é candidatíssima e que agora chegou a sua vez e não abrirá mão da disputa.

NA CERTEZA

Diante desse quadro, por que Akira Otsubo está se jogando numa aventura política em Bataguassu? No alto da sua idade, caso perca a eleição, seu currículo ficará manchado por uma derrota. Quem o conhece, sabe muito bem que jamais ele arriscará. Se entrar na disputa, será para ganhar.

DIRIMINDO AS DÚVIDAS

Para dirimir o ponto de interrogação, o titular do Caldeirão conversou com o ex-deputado, Akira e com algumas lideranças do PMDB de Bataguassu que explicaram detalhadamente a situação.

CONDIÇÃO DE IGUALDADE

Akira, nunca se lançou candidato, como também nunca impôs seu nome a nada. O que aconteceu é que algumas lideranças do partido (PMDB) incluíram o Akira para disputar em condições de igualdade, com os pretendentes da cadeira de João Carlos.

APOIANDO

O prefeito João Carlos, embora seja do Partido dos Trabalhadores, vai dar seu apoio ao candidato do PMDB que sobressair-se nas pesquisas. Portanto o surgimento do nome do ex-deputado Akira Otsubo na disputa tem o apoio de João Carlos.

SONHANDO

A intenção do grupo é formar um grande arco de aliança para marcharem unidos em 2012. A composição poderá atrapalhar os planos do delegado Pedro Caravina que desde a última eleição sonha em ser prefeito de Bataguassu

REGENTE

Importante dizer que essa orquestração não foi gestada no município, mas na capital, sobre a regência do governador André Puccinelli. O governador faz torcida positiva para Akira administrar Bataguassu, inclusive ficando na linha de frente para reger a orquestração política.

INTERESSE PRÓPRIO

André quer tanto que isso aconteça que, recentemente chegou a vir a município para prestigiar a inauguração da emissora de rádio de propriedade do ex-deputado.

RISOS E LÁGRIMAS

Agora, com a entrada de Akira no processo, o cenário que até então se vislumbra foi modificado, para alegria de uns e desespero dos outros pretendentes, como Zélia Bonfim e o secretário de Saúde, Dr Junior.

COMPOSIÇÃO FECHADA

Para fechar com “chave de ouro” a composição política, na sexta-feira passada, várias lideranças políticas estiveram prestigiando uma campanha de filiação organizada pelo ex-deputado Akira Otsubo.

MARCANDO PRESENÇA

O deputado Eduardo Rocha, o prefeito João Carlos, cinco vereadores, além dos prefeitáveis; Dr Junior e Reginaldo Banha, Akira Otsubo entre outras personalidades prestigiaram o evento.

DÚVIDAS DESFEITAS

Depois dessa reunião, todas as dúvidas em relação à união do grupo foram desfeitas. A única ausente no evento foi a vice-prefeita Zélia Bonfim, que já disse que não abre mão de sua candidatura.

CHUTANTE O BALDE

Esse comportamento poderá trazer algumas surpresas, como por exemplo, Zélia não conseguir viabilizar sua candidatura e ter que subir no palanque da oposição, junto com Caravina, contra Akira Otsubo, no qual ela sempre foi parceira em eleições passadas.

ECOANDO

O interessante disso tudo é que essa situação pode repetir em Três Lagoas. O PT local já não fala mais grosso quando o assunto é sucessão municipal. Pelo que tudo indica vai caminhar junto com o PMDB.

AMACIANDO

Até então o vereador Ângelo Guerreiro (PDT) estava irredutível em suas pretensões de concorrer à prefeitura. Mas sabe lá o que aconteceu, ele agora, fala com mais suavidade, quando diz que fará o que o senador Delcídio Amaral determinar.

SITUAÇÃO CRÍTICA

A situação está mesmo crítica para a Polícia Civil de Três Lagoas. O órgão tem efetivo muito reduzido para uma cidade do porte de Três Lagoas. O quadro de servidores é tão precário que obriga o delegado a fazer faxina na delegacia

FLAGRANTE

O titular do Caldeirão flagrou na manhã de quinta-feira, o delegado Orlando Vicente Sach varrendo a calçada da 3º DP, que fica em frente do Batalhão da PM. E pensar que Três Lagoas lidera o ranking de indústrias do Estado. Deveria ser um pouco mais prestigiada pelo Estado.

REFORMA PARADA

Falando em delegacia, um tucunaré, daqueles bem informado disse ao titular do Caldeirão que as obras de reforma do prédio do 1º DP e da Regional estão paradas. A empreiteira teria pedido falência. Se a informação é procedente ou não, a coluna vai investigar.

DESCASO

Falando em investigação, várias mensagens chegam ao Caldeirão informando o descaso de como são tratados passageiros de uma empresa de transportes coletivo interestadual da cidade.

HERESIA GRAMATICAL

Os organizadores da Audiência Pública realizada na quinta-feira passada para revisar o Plano Diretor do Município, poderiam primeiramente revisar o erro ortográfico na faixa de publicidade instalada no centro da mesa de autoridades. (confira a foto)

EVENTO PRESTIGIADO

As séries das Audiências Públicas de Enfrentamento e Combate ao Crack proposta pelo deputado Eduardo Rocha está sendo um sucesso. Para ter uma idéia, mais de 300 pessoas participaram do evento que foi realizado em Aparecida do Taboado.

FILOSOFANDO

“O desespero consiste em imaginar que a vida não tem sentido.” (Chesterton)

MATANDO A CURIOSIDADE

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.