20.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Câmara de TL lança projeto de “Visita Guiada” com a escola Luiz Lopes de Carvalho

O presidente da Câmara, Cassiano Maia, recepcionou os alunos, destacando a importância do interesse na vida pública e da participação dos jovens na política

A Câmara Municipal de Três Lagoas lançou, nesta terça-feira (19), o programa “Visita Guiada”, ação coordenada pela Escola do Legislativo, com apoio do setor de Comunicação da Casa e do gabinete da presidência, recebendo 18 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho, juntamente com a professora de Filosofia Natália Estaves, e a coordenadora pedagógica, Jaqueline de Oliveira Castanheira.

Câmara de TL lança projeto de “Visita Guiada” com a escola Luiz Lopes de Carvalho

A visita foi solicitada pela escola, porém foi o marco para lançar o projeto que é uma iniciativa da gestão do presidente Doutor Cassiano Maia, que visa implantar diversas ações de aproximação com a comunidade e de esclarecimentos sobre as funções da Câmara, assim como a sua importância para o desenvolvimento do município.

Os alunos foram recebidos no plenário e participaram de uma palestra interativa, usando seus celulares, ocasião em que reforçaram seus conhecimentos sobre os poderes da República, atribuições da Câmara e composição da atual legislatura. Também assistiram a um vídeo institucional, no qual entenderam o rito da sessão e como são formuladas as leis e como os vereadores encaminham suas indicações e requerimentos, visando representar a população.

Câmara de TL lança projeto de “Visita Guiada” com a escola Luiz Lopes de Carvalho

O presidente da Câmara, Cassiano Maia, recepcionou os alunos, destacando a importância do interesse na vida pública e da participação dos jovens na política. Ainda reafirmou o compromisso da Casa em educar a população para a cidadania. Os vereadores Tonhão, Negu Breno e Britão do Povão participaram das atividades e também falaram com os alunos, esclarecendo dúvidas e estimulando a participação social e o empenho de todos em busca de um futuro melhor por meio da política. Lembraram, inclusive, que qualquer pessoa pode ingressar na política e ser uma liderança pelo bem comum.

Os visitantes foram guiados para conhecer os setores administrativos da Câmara, momento em que entenderam um pouco do funcionamento, desde a questão burocrática sobre o processo legislativo até atuação jurídica, RH, e mecanismos de controle e transparência, como o Portal da Transparência, setor de licitações e controladoria.

Também foram guiados para visitar o Memorial de ex-presidentes e alguns gabinetes. Assim, foram recebidos por assessores dos vereadores Sargento Rodrigues, Sayuri Baez e Paulo Veron e pelos vereadores Marcus Bazé, Negu Breno, Tonhão e Doutor Issam Fares Júnior.

Os parlamentares tiveram oportunidade de explicar os trabalhados que vêm desenvolvendo, os setores em que mais atuam, o relacionamento com a Prefeitura, as formas de conseguir benefícios para todos e como seus gabinetes prestam atendimento à população. A motivação dos jovens para concluir os estudos e a construção da cidadania também foram  assuntos presentes o tempo todo. Os alunos ainda aproveitaram para tirar dúvidas e curiosidades. Ao final, os visitantes receberam um certificado pela participação.

Segundo o presidente, o objetivo é estabelecer um cronograma de visitas guiadas, incluindo outras faixas etárias e grupos da sociedade civil, de forma a reduzir a distância que ainda possa haver entre o Poder Legislativo e a comunidade. A intenção é principalmente educativa e de soma de esforços pelas melhorias locais. “Agora, que demos posse para a servidora na área de Pedagogia, nossa Escola do Legislativo deverá desenvolver um trabalho para formação da nossa comunidade e dos nossos servidores”, afirmou Doutor Cassiano.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.