20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Caminhoneiros começam a ser vacinados contra a gripe amanhã em Três Lagoas

Ação será feita no Posto Fiscal do Jupiá; a previsão é de vacinar até 10 mil profissionais

Caminhoneiros e motoristas profissionais em trânsito pela BR-262 serão vacinados contra a Gripe Influenza A a partir de amanhã no Posto Fiscal de Jupiá. A ação vai até quinta-feira, 14.

A campanha de vacinação é um trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, Polícia Rodoviária Federal (PRF), SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte), Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) e IAGRO (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal).

Os caminhoneiros e demais motoristas profissionais, devidamente habilitados com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), categorias C, D e E, formam um dos grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde para esta Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza A, iniciada em 23 de março.

Para este grupo prioritário, o setor de Imunização da SMS não possui dados precisos do número de profissionais do transporte, mas existe a previsão de vacinar de 5 mil a 10 mil pessoas.

Sindicato do transporte

Além da ação na barreira que visa imunizar profissionais em trânsito, a SMS, juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Três Lagoas e Região, está indo nas empresas do Município para a vacinação dos profissionais residentes em Três Lagoas e que prestam serviço para a indústria e comércio local.

Cronograma

Para a eficiência das estratégias de imunização da população de Três Lagoas contra a Gripe Influenza A foi elaborado um cronograma, com o principal objetivo da qualidade do atendimento e evitar aglomeração de pessoas, medida que vem sendo adotada na Pandemia do Coronavírus (COVID-19).

No dia 16 (sábado), mais um drive-thru será realizado para imunizar as gestantes, puérperas, professores e pessoas entre 55 e 59 anos de idade. Devido à boa aceitação do público, o drive-thru acontecerá no Parque de Exposições, estacionamento do Shopping Três Lagoas e em frente ao Exército, das 7h às 10h.

Por fim, o Dia D, dia de mobilização contra a Gripe Influenza será realizado nas Unidades de Saúde do Município, no dia 23 de maio (sábado). Para este dia, o público alvo serão as crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos de idade, além de portadores de deficiência.

Estimativas

O setor de Imunização da SMS, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, para fins de organização desta Campanha de Vacinação, possui a seguinte estimativa populacional dos seguintes grupos prioritários: crianças 9.020; gestantes 1.427; trabalhadores da Saúde 3.153; puérperas 234; adultos de 55 a 59 anos 4.405; idosos (de 60 anos em diante) 10.406; doentes crônicos 5.913; e pessoas com deficiência 1.800.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.