20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Campanha contra Gripe A deverá imunizar 22 mil pessoas em Três Lagoas

30/04/2015 14h52 – Atualizado em 30/04/2015 14h52

Todas as unidades de saúde estarão com as vacinas na próxima terça-feira (5)

Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização inicia no próximo dia 5 de maio, terça-feira, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O objetivo é atingir 22.056 pessoas em Três Lagoas dentro do público-alvo, sendo a meta 80% deste total.
A imunização segue até o dia 22 de maio, tendo o dia 9 de maio, sábado, como de mobilização (Dia D) sendo que as equipes de vacinação estarão atendendo à população em todos os Postos de Saúde, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e na Feira Livre, na Avenida Rosário Congro, no Centro, das 7h às 11h.

PÚBLICO ALVO

De acordo com a coordenadora de Imunização, Humberta Azambuja, o público-alvo da campanha são idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
“As pessoas que se encaixem em alguma parte do grupo prioritário devem procurar o postos de saúde com o cartão de vacinação. Já as pessoas que possuem alguma doença crônica devem trazer junto a prescrição médica no ato da vacinação”, disse.
Vale ressaltar que os pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina.

2014

Segundo o Setor de Imunização, no ano de 2014 foram disponibilizadas 21.680 doses, sendo que desse total 17.376 pessoas receberam a vacina.
Segundo informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, no ano de 2014 foram notificados 9 casos de Gripe A, destes 5 do sexo masculino e 4 feminino; dos 9 casos notificados apenas 1 foi confirmado com a influenza e 8 foram descartados; o paciente positivo era do sexo masculino. Não foi registrado nenhum óbito.

TRANSMISSÃO

A transmissão do vírus influenza ocorre por meio de contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
Também é importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas devem procurar imediatamente o médico ao apresentarem os sintomas da gripe, especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações da doença. A medida tem como objetivo possibilitar ao médico avaliar a necessidade de prescrever os antivirais específicos para a gripe, disponíveis de forma gratuita nas unidades da rede pública.
Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

SERVIÇO

As doses da vacina estarão disponíveis a partir do dia 5 de maio em todas as Unidades de Atenção Básica.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

As vacinações iniciam no próximo dia 5 de Maio. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.