18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Campanha da Vacina contra Gripe termina nesta sexta-feira

09/05/2013 10h13 – Atualizado em 09/05/2013 10h13

O prazo nãos erá mais estendido para vacinações

Pessoas que ainda não se imunizaram contra gripe devem procurar Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou no setor de Imunização no Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Ricardo Mendes

Termina nesta sexta-feira (10) o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil, desde o dia 15 de abril.

Além do “Dia D”, Dia de Mobilização Nacional da Vacina, em todos os municípios no dia 20 de abril, em Três Lagoas a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, disponibilizou a vacina em todas as Unidades de Saúde e também no Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no horário de atendimento à população.

“Pessoas que ainda não se imunizaram contra gripe devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou no setor de Imunização no Centro de Especialidades Médicas (CEM), já que o prazo da Campanha termina nesta sexta-feira (10)”, lembrou a secretária de Saúde Pública de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

Em Três Lagoas, a vacina contra a gripe estará disponível à população nas Unidades de Saúde dos Bairros e também no Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no horário de atendimento, ou seja, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

“A prorrogação do prazo da Campanha de Vacinação, pelo Ministério da Saúde, foi oportuna para que mais pessoas se conscientizassem da necessidade de se imunizar contra a gripe”, comentou a secretária de Saúde de Três Lagoas, Eliane Brilhante.

METAS

Segundo dados parciais das metas da Campanha Nacional de Vacina contra Gripe, divulgados na manhã nesta quinta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas por meio da Coordenação de Imunização, das mais de 16,4 mil doses disponíveis para o Município, foram aplicadas até agora 12.188 doses, computando todos os grupos de pessoas que deveriam ser vacinadas. Esse total equivale a 62,14% da cobertura da vacina.

“Ainda estamos abaixo da meta de cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80%”, comentou a coordenadora substituta de Imunização, enfermeira Elenilsa de Paula.

RELATÓRIO

Conforme consta no relatório, até às 13h30 de quarta-feira (8), haviam sido vacinadas 1.155 das 2.654 crianças de seis meses a dois anos, o correspondente a 58,59% de cobertura; entre os 1.816 trabalhadores de Saúde, 1.569 foram imunizados, o que equivale a 86,40% de cobertura; das 1.327 gestantes, apenas 702 mulheres foram vacinadas, o que corresponde a 52,90% da meta de imunização; entre as 218 mulheres puérperas (que deram á luz recentemente), 133 foram vacinadas, ou seja, 61,01% da meta; e dos 10.406 idosos, com e acima de 60 anos, 6.227 foram vacinados, o que corresponde a 59,84% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

O total desses grupos chegou a 10.204 doses, ou seja, 62,14% de cobertura

No geral, considerando também as vacinas aplicadas nos pacientes crônicos (1.744), indígenas (18) e população privada de liberdade (279), a Saúde de Três Lagoas imunizou 12.188 pessoas.

“As pessoas têm prazo até esta sexta-feira (10) para não perderem a oportunidade de se imunizar contra a gripe”, frisou a enfermeira Elenilsa.

Termina nesta sexta-feira (10) o prazo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil, desde o dia 15 de abril (Foto: Assessoria de Comunicação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.