18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Campanha de vacinação anti-rábica é prorrogada em Dourados

23/09/2002 08h46 – Atualizado em 23/09/2002 08h46

Independente do resultado obtido no último sábado, as pessoas que por um motivo ou outro não conseguiram levar seus animais para tomar a vacina anti-rábica podem fazê-lo a partir de hoje na Secretaria Municipal de Saúde de Dourados. A meta oficial era de se vacinar 29.077 animais, entre cães e gatos, nos 52 postos. O tempo de sol favoreceu o trabalho da equipes de vacinação, informa o Dourados News.

A partir de outubro as equipes estarão atuando na zona rural e nas fazendas. A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus. O animal raivoso transmite a doença através do simples contato (lambendo ou arranhando) ou pela mordida (através da saliva). Após a apresentação dos sintomas não existe mais tratamento. A doença é fatal, tanto na forma humana como animal. Em casos de mordedura, a pessoa deve lavar bem a ferida com água e sabão e passar álcool sobre o local. O animal não deve ser morto, devendo ser preso por dez dias, alimentado e observado.

Não há registro de raiva humana desde 1994, mas há casos de raiva bovina notificados pelo Iagro e aqueles sub-notificados que não se tem notícia porque normalmente ocorrem em pontos isolados de fazendas. A transmissão nos bovinos é feita pelos morcegos.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.