23.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de abril de 2024

Campanha é lançada em postos para evitar abastecimento acima do limite

09/06/2015 14h49 – Atualizado em 09/06/2015 14h49

O objetivo da campanha, que em breve chegará em Três Lagoas, é discutir os perigos para a saúde dos trabalhadores que possuem contato com o benzeno

Redação

Para evitar a contaminação de frentistas, consumidores e demais funcionários de postos de combustíveis, com o benzeno, substância química presente nos combustíveis, considerado altamente tóxico e cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde, o Sinpospetro/MS (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Mato Grosso do Sul) está dando continuidade à campanha, que começou em outubro do ano passado, alertando a todos sobre os perigos do benzeno.

Essa campanha está alicerçada na Lei Estadual Nº 4.574, de 24/09/2014, que dispõe sobre a condição de abastecimento de veículos automotores, proibindo abastecimento após acionado a trava automática de segurança das bombas.

Nesta terça (09), pela manhã, diretores do Sinpospetro/MS, acompanhados do presidente da entidade, Gilson da Silva Sá e do advogado do sindicato, César Palumbo Fernandes, percorreram vários postos de Campo Grande, distribuindo panfletos educativos sobe o assunto e conversando com consumidores e funcionários de postos sobre os perigos do benzeno e a necessidade de se obedecer à legislação.

“Nosso objetivo, com esse trabalho de campo, que intensificaremos nos demais municípios de Mato Grosso do Sul, é conscientizara todos que quando o tanque é abastecido apenas até o automático, a chance desse componente sair em forma de vapor é reduzida”, afirmou Gilson Sá.

Os diretores sindicais José Hélio da Silva, Pedro Martins Neves e Marins Antônio, que também estão percorrendo postos e conversando com consumidores e frentistas, afirmam que o derramamento do combustível, excedente no tanque, no solo e sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente com a contaminação do lençol freático. Além disso, prejudica a qualidade do ar e a saúde de quem o inala.

O Sinpospetro vai intensificar a campanha principalemente nas grandes cidades do Estado, como Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Maracaju, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Sonora e outras.

CAMPANHA

A campanha “Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático” para reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno, foi lançada no ano passado Pelo Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho no Mato Grosso do Sul (FSSHT/MS) com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho (SRTE/MS), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e Sinpospetro/MS entre outras entidades integrantes do Fórum.

O objetivo da campanha, originalmente criada pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, é discutir os perigos para a saúde dos trabalhadores que possuem contato com o benzeno. Segundo Gilson, abastecer o tanque “até a boca” também prejudica o automóvel.

RISCOS À SAÚDE

A intoxicação por benzeno, por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas, pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte. O cérebro e o fígado também podem ser atingidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) inclui o benzeno em sua lista de produtos cancerígenos.

(*) Assessoria SINPOSPETRO

A equipe da Sinpospetro esteve em vários postos de combustível orientando proprietários e funcionários sobre a campanha (foto: Divulgação)

Gilson Sá orienta também os consumidores sobre o abastecimento consciente. (foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.