09/09/2019 10h01

O cantor três-lagoense faz em média de 20 shows por mês e tem seu próprio escritório em Goiânia (GO) – a capital do sertanejo

Guta Rufino

Paulo Canavarro é um músico, cantor e compositor três-lagoense que está fazendo sucesso pelo Brasil afora com sua equipe. O sertanejo atualmente mora em Goiânia (GO), mas não deixa de visitar sua cidade natal. Ele é exemplo de perseverança e humildade.

Paulo César Canavarro dos Santos, 32, já dedicou mais da metade de sua vida à música. Aos 12 ele ganhou seu primeiro violão, do pai, Elias Barreto dos Santos. Aos 15, ele começo cantando em barezinhos, mas foi depois de concluir a faculdade – de Design, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), de Campo Grande (MS) -, que ele formou a dupla Kedaum e Canavarro, que durou quatro anos. “Foi nesse momento que eu percebi que essa era minha paixão, e daí então comecei a viver meu sonho e ganhar meu dinheiro, da música”, contou.

No início de sua carreira, ainda com a dupla, Kedaum e Canavarro, eles fizeram muitos shows em cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Geais.”Aprendi muito nessa época. Sou muito grato ao Kedaum. Ele foi um verdadeiro irmão mais velho na música”, frisou Canavarro.

Ele também teve outra dupla, com o nome Neto e Paulinho, fazendo referência a seu primeiro nome, mas depois, quando decidiu carreira solo, apostou em Canavarro como sua marca pessoal. “Eu gosto muito do meu sobrenome, acho forte, as vezes pode soar estranho, diferente, mas depois os fãs acostumam, é assim com vários cantores hoje famosos, como Zezé di Camargo, Xitãozinho e Xororó…”.

Apesar de Canavarro ser cantor sertanejo, seus gostos musicais são ecléticos. “Além da paixão pelo sertanejo eu gosto muito de rock nacional, internacional, pagode, samba e também axé”, disse ainda explicando a influência desses rítmos em seus shows. “É um sertanejo puxado para um pagodão baiano; tem um Swins para tornar o show mais animado e dançante”.

Atualmente Canavarro se dedica exclusivamente à sua carreira e conta com uma equipe de 20 colaboradores. “Sem eles não sou nada”, mencionou na entrevista, e é uma das coisas que sempre fala nos agradecimentos de seus shows.

O escritório fica em Goiania (GO), e além de administrar sua própria carreira, também trabalha atendendo outros artistas.

Junto com sua equipe ele faz de 12 a 20 shows por mês e passa a maior parte dos dias e noites na estrada, trabalhando. “Com nossos ônibus, van e equipe, cortamos o Brasil de fora a fora trabalhando dia após dia”.

Assim como ele, sua esposa, Renata Lucio Farias também é empreendedora, mas no ramo de confecções. Além de trabalhar com sua marda Renata Lúcio, confecção de body feminino e biquínis, também na cidade de Goiania, ela apoia e acompanha o esposo em seus sonhos e projetos. “Ela me dá os melhores conselhos e acredita em cada projeto meu. É meu porto seguro”, declarou.

Além de prosperar financeiramente um dos sonhos que Canavarro realizou foi gravar seu primeiro DVD. E de lá para cá ele já acumula 2 DVD’s e 4 CD’s gravados. E já iniciou a gravação do terceiro DVD, além de ter lançado recentemente sua mais nova música, “Alvará pra por modão”, com a participação de Max e Luan (Goiânia), e produção de Willian Miranda. O Projeto se chama “No Rolê Acústico Canavarro”.

Outra empreitada de Canavarro foi criar o projeto “Baile do Cana”, que é um evento que realiza junto ao amigo DJ Rafael Rife, uma proposta diferente das festas convencionais sertanejas, que vem prosperando.

E apesar de todo sucesso e prosperidade, Canavarro é humilde e não nega suas raízes. A cada intervalo que consegue entre os shows mensais, ele visita o pai – Elias -, e o irmão – Diego -, em Três Lagoas. “Sou muito apegado a minha família. Apesar de ter perdido minha mãe – Neide Alves Canavarro Barreto -, não deixo de rezar por ela e visitar seu túmulo. Agradeço a quem ela foi e continua sendo para mim. Ela é a pedra fundamental para eu não ter desistido”.

Os amigos de infância e da faculdade continuam como se “Paulinho” nem tivesse se mudado de Três Lagoas. “O carinho e amizade é a mesma. Sempre que podemos nos reencontramos”.

E os projetos futuros de Canavarro, como era de se esperar de um músico próspero e cheio de garra e atitude, é a música. “Eu me vejo hoje, amanhã e sempre trabalhando com música. É isso que eu amo, é isso que eu quero para minha vida”.

“Obrigada Três Lagoas, obrigada, família e amigos, vocês são o início de tudo e grandes responsáveis por cada conquista em minha vida. Um abraço, ‘tamo junto'”, concluiu com gratidão.

Você pode conferir um pouco do trabalho e da música de Canavarro no Youtube e também no perfil do Instagram @canavarrooficial.


Gravação do projeto No Rolê Acústico Canavarro (Foto: Arquivo Pessoal)

Canavarro e sua esposa, Renata Lucio (Foto: Arquivo Pessoal)

Canavarro com o Pai, Elias (Foto: Arquivo Pessoal)

Canavarro com o irmão, Diego (Foto: Arquivo Pessoal)


Comentários