08/01/2013 07h59 – Atualizado em 08/01/2013 07h59

Notas variam de acordo com a inscrição de novos concorrentes a vagas. Mais de 800 mil já se inscreveram; prazo termina às 23h59 de sexta-feira.

Da Redação

Desde a madrugada desta terça-feira (8) os candidatos a vagas em universidades e institutos federais de ensino superior já podem consultar no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu): http://sisualuno.mec.gov.br/ já podem consultar a nota de corte para os cursos oferecidos. Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte, que corresponde ao resultado do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode mudar de acordo com a entrada de novos candidatos na disputa por cada vaga até o final do período de inscrição, as 23h59 desta sexta-feira (11). A atualização da nota se dará às 2h desta quarta e quinta-feira, de acordo com o site do programa. A primeira chamada de aprovados no Sisu sairá no dia 14.

Segundo o Ministério da Educação, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final.

As inscrições para o Sisu, que seleciona os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em instituições federais de ensino superior, podem ser feitas até as 23h59 de sexta-feira (11) no site http://sisualuno.mec.gov.br/. São oferecidas 129.319 vagas no ensino superior em 3.752 cursos de 101 instituições.

O número de vagas cresceu cerca de 18% entre a edição de 2012 e a deste ano. No ano passado, mais de um milhão de candidatos concorreram às 108.552 vagas oferecidas por 95 instituições de ensino superior.

(*) Com informações de G1

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso (Foto: Arquivo)

Comentários