20.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

CAPS – AD promove palestra com Agentes Comunitários de Saúde

17/07/2017 14h27

Objetivo foi conhecer e interagir procedimentos e fluxo de atendimentos prestados aos dependentes de álcool e drogas

Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recentemente, promoveu palestra com as equipes de Agentes Comunitários de Saúde, no Centro Cultural Professora Irene Marques Alexandria.

O objetivo do encontro foi “melhorar a relação com a rede básica de Saúde, conhecer as equipes de atenção básica, no caso os Agentes Comunitários de Saúde, e explicar como funciona o fluxo de atendimento dos pacientes dependentes de álcool e drogas”, explicou a coordenadora do CAPS – AD, Tânia Aparecida Dobre.

“Em muitos casos, o nosso primeiro contato com os dependentes de álcool e drogas é através do Agente Comunitário de Saúde, que visita periodicamente as famílias”, observou Tânia.
Por essa razão, “promovemos este encontro para eles conhecerem o fluxo e os procedimentos que adotamos no nosso trabalho de atendimento aos dependentes de álcool e drogas, com o objetivo de reintegrá-los à família e à sociedade”, disse.

Tânia antecipou que outros encontros serão realizados com os Agentes Comunitários de Saúde com o intuito de capacitação sobre drogas e álcool, como abordar os dependentes dessas drogas e quais os procedimentos básicos na lida com os pacientes.

“A ação deles, nas visitas domiciliares, é muito importante, porque é uma extensão do trabalho do CAPS-AD e os resultados serão muito mais eficazes e positivos com a sintonia de procedimentos”, resumiu Tânia.
“Atendemos pessoas, na sua maioria homens, de16 a 82 anos de idade e de todas as classes sociais, que nos procuram pedindo socorro ou encaminhados por pessoas do bem, solidários e amigos”, comentou a coordenadora do CAPS-AD.

UNIDADE DE SAÚDE

Esta Unidade de Saúde é mantida pela Prefeitura de Três Lagoas, na Avenida Eloy Chaves, número 820, no Centro, em frente à Clínica de Diagnóstico e Cirurgia, e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

“O principal risco para um ex-usuário de drogas e álcool é se sentir sozinho, desvalorizado e sem a confiança das pessoas próximas. Por isso a importância da presença da família, acompanhando a evolução do paciente, participando das reuniões. Isso é essencial para a evolução do tratamento terapêutico do paciente”, ressaltou a coordenadora do CAPS-AD, nas orientações aos Agentes Comunitários de Saúde.

(*) Assessoria de Comunicação Prefeitura de Três Lagoas

O objetivo do encontro foi “melhorar a relação com a rede básica de Saúde (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.