27.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Carreira e maternidade caminham lado a lado na International Paper

Iniciativas voltadas para as gestantes mostram o cuidado da empresa com suas profissionais

Por conta da celebração do Dia das Mães, o mês de maio traz consigo uma série de debates e reflexões sobre os desafios que as mulheres enfrentam para equilibrar a vida profissional e a pessoal. Viver a maternidade em toda sua plenitude nem sempre é uma tarefa simples, mas quando existe uma rede de apoio, incluindo o ambiente de trabalho, tudo fica mais fácil.

Na International Paper, o ato de Cuidar está presente no dia a dia dos profissionais, o que traz segurança e tranquilidade na execução de tarefas e na gestão de pessoas. Isso não é diferente quando alguém da equipe anuncia uma gestação. “Nas duas gestações, eu me senti cuidada pela empresa e pelos meus colegas de trabalho, que estão sempre preocupados com o meu bem-estar e com a saúde do bebê. Esse acolhimento faz toda a diferença”, afirma Priscila Zahn, gerente de Excelência e Manufatura da unidade de Luiz Antônio.

Carreira e maternidade caminham lado a lado na International Paper
Priscila Zahn, gerente de Excelência e Manufatura da unidade de Luiz Antônio

Grávida da Bianca, com previsão de nascimento para junho, Priscila já é mãe de Artur, com quase três anos de idade. Há 11 anos na IP, ela afirma que o olhar e o cuidado com a profissional neste período foi evoluindo com o tempo. “Percebi diversas mudanças de postura e atitude de uma gestação para outra. Sinal de que o tema é latente dentro da empresa, que está sempre em busca de melhorias relacionadas aos Recursos Humanos”.

A IP tem hoje um programa de Diversidade & Inclusão, que promove iniciativas de educação e conscientização com foco em cinco frentes de atuação: Mulheres na Operação, Étnico-racial, Diversidade na Liderança, Pessoas com Deficiência (PcDs) e LGBTI+, e as gestantes estão contempladas neste contexto.

“Temos a cartilha Filhos e Filhas a bordo, que reúne informações importantes sobre os direitos e benefícios neste período. Ela ajuda a futura mamãe a desfrutar deste momento com mais tranquilidade, seja durante a gestação, adoção ou barriga solidária, sem distinção de tipos de relacionamento mantidos ou identidade de gênero”, comenta Vitor Benossi, gerente do Centro de Expertise em Talentos e Diversidade & Inclusão. Em 2020, a empresa também criou salas de apoio à amamentação nas unidades de Três Lagoas e Mogi Guaçu.

Carreira e maternidade caminham lado a lado na International Paper
Consultora de Remuneração e Benefícios da IP, Aline Claro

Consultora de Remuneração e Benefícios da IP, Aline Claro voltou da licença maternidade há poucos meses e sentiu uma maior flexibilidade por parte da liderança. “Desde o começo tive o apoio da minha gestora e de toda a equipe. Esse carinho e cuidado me deixaram tranquila e certa de que estou no melhor lugar”, compartilha Aline. “O retorno foi um desafio, já que a Lorena era muito apegada a mim. Mas aos poucos e com o apoio da empresa, tudo foi se encaixando”.

Uma das metas da IP (Visão 2030) é promover o bem-estar dos profissionais, proporcionando ambientes de trabalho ainda mais seguros, cuidadosos e inclusivos, e melhorar o desenvolvimento socioeconômico das comunidades das quais faz parte. Dentre os objetivos está atingir a marca de 30% de representação geral de mulheres no quadro de profissionais e 50% de mulheres em posições administrativas.

Sirlei Bibo é um bom exemplo de profissional que a IP quer atrair cada vez mais: mulher, mãe e operadora de Embalagem de Bobina. “Estou há 10 anos na IP e sinto segurança e tranquilidade em trabalhar na operação. Por ser uma área com mais homens do que mulheres, sinto que o cuidado é ainda maior”, ressalta Bibo.

De acordo com Suzana Kaneco, gerente geral da unidade de Três Lagoas, a empresa concluiu em 2020 o programa piloto de mentoria para Mulheres na Operação, direcionado para as profissionais que atuam diretamente na linha de produção, com objetivo de dar suporte ao desenvolvimento de suas carreiras. Como o programa piloto foi um sucesso, continuaremos em 2021 com uma nova turma, com encontros mensais para que sejam compartilhadas as dúvidas, desafios e direcionamentos”, comenta.

Carreira e maternidade caminham lado a lado na International Paper
Fernanda Galamba, gerente de Suprimentos da IP

Para Fernanda Galamba, gerente de Suprimentos da IP, estar grávida nunca foi um impeditivo para nada, muito pelo contrário. Segundo a executiva, a experiência da maternidade trouxe uma maturidade que a beneficiou tanto no trabalho quanto em casa. “Entender os meus limites, dosar as cobranças e exercer a paciência são aprendizados que vieram com a maternidade e que eu levei para a vida”, afirma Galamba.

Grávida da terceira menina, Fernanda, que é engenheira de produção, lidera uma equipe de 75 pessoas. Foi promovida recentemente – já grávida – e precisou buscar um equilíbrio durante a pandemia para dar conta de tudo. “Nunca questionei abrir mão da minha carreira pela vida pessoal e vice-versa. E essa tranquilidade tem muito a ver com o propósito da IP de cuidar de seus profissionais e tornar as relações cada vez mais humanizadas”.

“A IP quer contribuir para que as profissionais mulheres, que desejam engravidar, tenham a melhor experiência possível nessa jornada. Incentivamos a liderança a ter muita empatia neste momento, com mensagens e atitudes de apoio e cuidado com elas”, destaca Benossi.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.