28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Católicos celebram um ano da posse do Bispo Dom Luiz Knupp

02/05/2016 17h06 – Atualizado em 02/05/2016 17h06

Há um ano os católicos da Diocese de Três Lagoas vivenciavam com grande alegria o final da espera angustiante pela chegada de um novo Pastor

Assessoria

No dia 2 de maio de 2015, em uma Missa Solene, realizada na Catedral Sagrado Coração de Jesus, Dom Luiz Gonçalves Knupp tomava posse como Bispo da Diocese de Três Lagoas.

Na ocasião, a Catedral, que comporta 5 mil pessoas, ficou pequena para acomodar os fiéis que foram dar as boas-vindas ao seu novo Bispo. A diocese estava vacante em decorrência da morte de Dom José Moreira Bastos Neto. Dom Moreira foi vítima de um infarto e morreu no dia 26 de abril de 2014. Até a posse de Dom Luiz, a diocese foi administrada pelo Padre Altair Ferreira.

Sobre o aniversário de um ano a frente da Diocese de Três Lagoas, o Bispo disse que devido à acolhida carinhosa que recebeu, a impressão é que ele está na caminhada episcopal há muito mais tempo e pediu que todos os cristãos continuem rezando por sua missão. “Eu agradeço a confiança e o carinho de todos os diocesanos. Peço para que todos rezem para que possamos caminhar juntos nessa missão e que assim, com a misericórdia de Deus, possamos trabalhar na construção de uma diocese acolhedora e missionária”, disse o Bispo.

Dom Luiz é o quarto Bispo a conduzir a Diocese de Três Lagoas, sucedendo: José Moreira Bastos Neto (Maio de 2009 a Abril de 2014); Izidoro Kosinski (Fevereiro de 1981 a Maio de 2009) e Geraldo Majela Reis (Janeiro de 1978 a Fevereiro de 1981).

NOVOS CAMINHOS

Durante a 27ª Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em outubro de 2015, Dom Luiz anunciou o início da elaboração do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora. Com o tema “Da Igreja que Somos para a Igreja que queremos Ser”, o planejamento busca responder o convite da Igreja em suas diretrizes de Evangelização e ao chamado que faz o Papa Francisco que a Igreja seja cada vez mais missionária, acolhedora e que saiba ir ao encontro das pessoas e comunidades.

Por ser participativo, a elaboração do planejamento envolve todo o Clero e os diocesanos. “Estamos partindo do princípio da ‘Igreja que Somos para a igreja que queremos Ser’ e a participação de todos os fiéis católicos é muito importante. Precisamos da visão de todos para que juntos possamos estruturar uma Diocese em que todas as pastorais e movimentos estejam engajados no fortalecimento da Pastoral do Conjunto”, disse Dom Luiz.

SOBRE A DIOCESE DE TRÊS LAGOAS

A Diocese de Três Lagoas (Dioecesis Trilacunensis) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica com sede episcopal em Três Lagoas (MS). Foi criada pelo Papa Paulo VI em 3 de janeiro de 1978.

Abrange um total de 10 cidades (Três Lagoas, Selvíria, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Água Clara, Brasilândia, Chapadão do Sul, Santa Rita do Pardo, Inocência e Cassilândia), e contempla 15 Paróquias com mais de 108 capelas/comunidades.

(*) Pastoral da Comunicação da Diocese de Três Lagoas – Pascom

Dom Luiz é o quarto Bispo a conduzir a Diocese de Três Lagoas. (Foto: Assessoria)

Católicos celebram um ano da posse do Bispo Dom Luiz Knupp

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.