24.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

CCZ de Três Lagoas estuda implantar várias ações no próximo ano

27/10/2015 13h30 – Atualizado em 27/10/2015 13h30

Uma das ações é o programa de controle reprodutivo e campanhas de orientação para população

Assessoria

O Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) está planejando diversas ações para o próximo ano. A informação é do coordenador do Centro, Christóvão Tabox Bazan, que adiantou uma série de medidas que poderão ser implantadas em 2016.

PROGRAMA DE CONTROLE REPRODUTIVO

Está prevista para o próximo ano, a implantação do Programa de Controle Reprodutivo de cães e gatos em Três Lagoas. Segundo Bazan, a ação será colocada em prática após a reforma do Centro Cirúrgico da unidade. Além disso, o prédio do CCZ passa por ampliação que, futuramente, atenderá aos setores de Entomologia e Epidemiologia. As obras tiveram início no mês de agosto com cronograma de execução de oito meses.

Após a reforma do Centro Cirúrgico, será implantado o programa que funcionará da seguinte maneira. “O dono do animal fará o cadastro no CCZ sobre o interesse da castração e a equipe agendará uma data para realizar o procedimento”, explica Bazan. Com isso, o programa será pioneiro no Município.

CAMPANHA DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL

Está previsto para ser implantada também pelo CCZ a partir do próximo ano, a Campanha de Adoção Responsável de animais. A proposta é orientar a população a partir de palestras e panfletagens sobre a importância da adoção e cuidado responsável de cães e gatos. “Faremos panfletagem e palestras nas escolas, pois os alunos serão nossos principais multiplicadores de informações”, disse o veterinário responsável pelo CCZ.

TRABALHO DO CCZ

Bazan reforça que a unidade não está aceitando a eutanásia de animais sadios e orientação que a unidade tem feito à população, caso o animal esteja doente, que o responsável procure o veterinário de sua confiança para estudar a melhor medida a ser tomada. “A nossa equipe já está orientada a este tipo de procedimento. Reforço que a melhor maneira de evitar a morte deste animal é o cuidado responsável, ou seja, a vacinação em dia, alimento saudável e cuidados com a limpeza da casa para evitar a proliferação de mosquitos transmissores da Leishmaniose”, destaca.

(*) Assessoria Prefeitura Três Lagoas

(CCZ) está planejando diversas ações para o próximo ano (Foto:Assessoria)

Unidade já está em fase de ampliação(Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.