33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CEI Professora “Clarinda Dias Conceição” de Três Lagoas desenvolve Projeto “Restaurante Literário”

09/04/2018 16h11

CEI Professora “Clarinda Dias Conceição” de Três Lagoas desenvolve Projeto “Restaurante Literário”

Projeto tem como objetivo despertar o interesse e incentivar a literatura infantil com alunos do berçário ao Pré I, tanto no ambiente escolar quanto familiar

Redação

Todas as segundas-feiras aproximadamente 263 alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora “Clarinda Dias Conceição” de Três Lagoas são convidados a conhecerem um Menu diferente no “Restaurante Literário” da Unidade. Neste dia, os professores se caracterizam de chefes e garçonetes para apresentar as crianças de 4 meses a 3 anos, historinhas com temas diversificados.

Segundo a diretora, Ivani Barboza Montalvão, a ideia surgiu a um ano da professora e atual coordenadora do CEI Thaisa Karla, que desenvolvia a atividade com seus alunos do maternal III em sala de aula. “Achamos tão interessante o projeto e o resultado da ação que resolvemos expandir para toda a Unidade, adequando para cada faixa etária, ou seja, do berçário ao pré I”, explicou.

PROJETO

Devido à necessidade de gerar novas experiências a Unidade criará, juntamente com as crianças, momentos e espaços para trabalhar a leitura de uma forma diferente, a fim de despertar o interesse e incentivar a literatura infantil “que é tão enriquecedora, explorando espaços e incentivando o brincar, a imaginação e o faz de conta para uma aprendizagem significativa e prazerosa, sempre seguindo a proposta da REME (Rede Municipal de Ensino)”, afirmou a diretora.

O projeto é desenvolvido uma vez por semana onde a sala de aula é transformada em restaurante com toalhas na mesa, cardápios, livros e utensílios encontrados em restaurante, onde os professores se caracterizam como garçons/garçonetes e entram no universo do restaurante apresentando aos alunos os livros que serão trabalhados ao longo da semana.

Ainda segundo a diretora, “é neste ambiente que incentivamos a imaginação, o lúdico e o faz de conta, trabalhando conceitos matemáticos; incentivando o trabalho em equipe; ampliando o vocabulário, entre outros benefícios”, destacou Ivani.

Para a professora, Kátia Silvestre, do Pré I, o projeto é importante, “pois estimula a oralidade, vocabulário e desenvolvimento dos alunos em sala de aula, trazendo muitos benefícios para as crianças que interagem de forma positiva”, pontuou.

#### PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA

Os pais também participam do projeto levando para casa um livro indicado pelos professores que escolherão de forma criativa a maneira que esse livro chegará aos pais, podendo ser, por exemplo, dentro de uma panela, ou de uma caixa de pizza.

“Desta forma os pais poderão contar histórias para os menorzinhos; fazer atividades como desenhar e pintar com os maiores, além de poder relatar como foi essa experiência de tirar um tempo para ter esse momento de contar histórias para o seu filho”, concluiu Ivani.

(*) Assessoria de Comunicação

O projeto é desenvolvido uma vez por semana onde a sala de aula é transformada em restaurante (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.