13/09/2017 14h38

É o Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade

Da Redação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa à população, especialmente, aos pais ou responsáveis de crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, que o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e todas as Unidades de Atenção Básica de Saúde dos bairros, popularmente conhecidos como “Postinhos de Saúde”, estarão abertos, neste sábado, dia 16, das 8h às 17h, sem interrupção do atendimento.

O objetivo desta ação das equipes da SMS é atender ao maior número possível de pessoas no denominado “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde e incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI).

O objetivo desta Campanha, iniciada na segunda-feira (11) e que se estende até dia 22, é atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, menores de 15 anos, ou seja, com 14 anos, 11 meses e 29 dias completos, que estejam em falta com alguma das vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.

CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO

São 14 tipos de vacina, disponíveis em todas as Unidades de Saúde e previstas no chamado Calendário Nacional de Vacinação, que segue as várias faixas etárias da criança e do adolescente, desde o dia do seu nascimento.

“Portanto, o objetivo principal desta Campanha é verificar se as crianças e adolescentes estão com a caderneta de vacinação atualizada. Se estiver faltando alguma delas, as equipes das Unidades estarão providenciando a aplicação da vacina que não consta na caderneta e fazer as anotações devidas”, explicou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS, enfermeira Humberta Azambuja.

Por isso, a orientação da coordenadora de Imunização é que os pais ou responsáveis, ao acompanharem seus filhos até às Unidades de Saúde, levem consigo a Caderneta de Vacinação e um documento de identificação pessoal dos filhos (Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade).

“Com a Caderneta de Vacinação em mãos, temos condições de melhor verificar se há necessidade ou não da aplicação de alguma vacina para assegurar que nossas crianças e adolescentes estejam imunizadas contra uma série de doenças, como, meningites, pneumonias, varicela e outras doenças”, recomendou Humberta.

A Campanha de Multivacinação continua por mais uma semana, ou seja, até dia 22, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), nos horários normais de expediente, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Comentários