33.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cemitério centenário encontrado na região da Piaba é reformado pela Administração de TL

Para a reforma, sem custos adicionais aos cofres públicos, a Administração Municipal contou com equipe própria da Secretaria de Infraestrutura, Transpor e Trânsito (SEINTRA)

A Administração Municipal de Três Lagoas encontrou na região da Piaba um cemitério centenário. O local estava tomado pelo mato e não se sabe exatamente quem foi sepultado ali ou como ele surgiu, moradores mais antigos daquela região acreditam que o cemitério da Piaba surgiu na época áurea da estação ferroviária da Piaba. Ao todo foram 15 túmulos encontrados, o único datado é de um ‘anjinho’ que teve poucos dias de vida, no mês de dezembro de 1935.

Cemitério centenário encontrado na região da Piaba é reformado pela Administração de TL

Para a reforma, sem custos adicionais aos cofres públicos, a Administração Municipal contou com equipe própria da Secretaria de Infraestrutura, Transpor e Trânsito (SEINTRA) que realizou a limpeza da área, a reconstrução dos túmulos e cruzes, a construção de cruzeiro e execução de cercamento. Além da realização da manutenção do acesso, com sinalização para quem quiser visitar o local.

“Ninguém sabe quem são essas pessoas que estão aqui enterradas, mas temos que ser sensíveis a essas almas, pois fazem parte da nossa história, mesmo não sabendo quem foram essas pessoas”, destacou o prefeito Angelo Guerreiro, que completou: “faço um chamado para quem souber mais sobre a história desse cemitério, que nos conte, pois temos que fazer esse resgate. Tenho certeza de que as pessoas aqui enterradas contribuíram muito para esta região”.

Cemitério centenário encontrado na região da Piaba é reformado pela Administração de TL

“Só temos a agradecer esse resgate da cultura e história da nossa região”, disse a vereadora Sirlene.

O evento de inauguração contou com a presença dos secretários Municipais Celso Yamaguti (SEMEA), Gilmar Tabone (SEMAD), Toniel Fernandes (SEDECT) e o Chefe de Gabinete, José Aparecido de Moraes; além do prefeito Angelo Guerreiro, a vereadora Sirlene, e alguns moradores da região do Arapuá – a qual a Piaba faz parte.
O Cemitério da Piaba está aberto ao público para visitação, ele fica localizado a Estrada da Piaba, entre Arapuá e a antiga ferrovia.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.