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segunda-feira, 25 de outubro, 2021
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Centro Pop de Três Lagoas auxilia moradores de rua a reestruturar situação socioeconômica; conheça

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro Pop, é um dos serviços socioassistenciais previsto no Decreto nº 7.053/2009

Acredito que estávamos em maio, quando começou esse friozinho que estamos agora, eu estava voltando para casa depois de jantar com a família e vi uma pessoa dormindo em um destes bancos de concreto que ficam no canteiro central das avenidas.

Achei aquela cena muito estranha, para mim aquilo já não era mais coisa comum de se ver. Diminuí a velocidade do carro e fiquei pensando se devia fazer algo, se não estava comovida porque passava muito tempo em casa nos últimos meses e não saía mais como antigamente, e cenas como aquela eram, na verdade, comuns… Enfim.

Fiz o que meu coração mandou: tinha bolo no carro, que sobrou do jantar, fiz o retorno e voltei. A pessoa dormindo em um banco de concreto era, na verdade, uma mulher, agasalhada e encolhida – estava bem frio nesta noite –, de chinelos e aparentemente grávida. Deixei o bolo a lado dela e fui embora, triste pelo que vi.

É NORMAL?

Se você é três-lagoense, ou vive aqui há algum tempo, com certeza já se deparou com moradores de rua por aqui ou por ali. A incidência destas pessoas em situação de extrema pobreza vivendo nas ruas vem diminuindo cada vez mais com o passar dos anos em nossa cidade, graças a um motivo: o assistencialismo que elas recebem.

Apesar de ser comum, não é normal que pessoas morem nas ruas. Hoje elas têm para onde ir: recebem teto, lugar para dormir, acolhimento, atendimento psicossocial, manutenção de higiene pessoal, e, inclusive, apoio para recolocação no mercado de trabalho.

CENTRO POP

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, Centro Pop, é um dos serviços socioassistenciais previsto no Decreto nº 7.053/2009. Em Três Lagoas, a Unidade Centro Pop já tem sete anos.

Foi inaugurado em 27 de março de 2014 e, segundo a Secretária de Assistência Social do município, “tem como objetivo promover reinserção social e familiar à população em situação de rua, que são pessoas possuem vínculos familiares fragilizados ou rompidos, garantia a proteção dessas pessoas em condições de estadia, convívio, endereço de referência, e das oportunidades, numa construção conjunta, do seu processo de saída das ruas, com dignidade e respeito a sua vontade e nível de autonomia”.

Apesar de ter sido inaugurado em 2014, o município atende pessoas em situação de rua desde 2009. O primeiro serviço de acolhimento e atendimento destas pessoas foi o Albergue Municipal Padre Miguel Sánchez, que também recebia assistência da Prefeitura e atendeu a população por cinco anos.

AS PESSOAS

O Centro Pop atende “pessoas em situação, com situação socioeconômica considerada extrema pobreza, geralmente sem documentação. Na maioria das vezes são migrantes, desempregados, em busca de trabalho na cidade… Pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, que possuem um estilo de vida alternativo, egressos do sistema prisional. Existem situações que levam a conflitos familiares e assim, consequentemente, à situação de rua”, conta a secretária sobre o perfil de pessoas atendido pelo Centro de Referência.

Afinal, o propósito da Unidade é este: única e exclusivamente afastar pessoas – o máximo que puder – das ruas, da fome, dos vícios, das necessidades. E aproximá-las de boas oportunidades, da saúde, dos vínculos familiares.

CRITÉRIOS

Que atire a primeira pedra quem nunca foi o adolescente que ouviu “enquanto você morar debaixo do meu teto tem que respeitar minhas normas”. Quem fala isso normalmente é mãe, pai, tutores da adolescência. Mas isso acontece sob toda responsabilidade.

No Centro Pop existem normas, mas são simples. Ao ter acesso ao Regimento Interno da Unidade (conforme o Art. 23), fica claro que são regras fundamentadas em três pilares: prezar pela qualidade de vida das pessoas atendidas, zelar por seu livre-arbítrio e atingir os objetivos do Centro de Referência. São elas:

  1. Respeitar todos os funcionários e os demais usuários do serviço;
  2. Somente ingressar e/ou permanecer diante da aceitação das normas internas do Centro Pop;
  3. Cuidar e zelar pelo espaço físico da Unidade;
  4. Limpar e cuidar dos seus pertences;
  5. Mostrar à equipe seus pertences sempre que solicitado, principalmente antes de guardá-los no local reservado a este fim (deverão ser colocados somente roupas limpas e objetos de uso pessoal);
  6. Buscar serviço no mercado de trabalho, salvo os que estiverem em trânsito;
  7. Colaborar com seus companheiros (as) que estiverem necessitando de sua ajuda;
  8. Participar das atividades, projetos, oficinas e atendimentos ofertados pela Equipe Técnica;
  9. Cumprir as normas estabelecidas neste Regimento Interno.

SERVIÇOS

São vários os serviços ofertados pelo Centro de Referência, junto aos usuários. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) listou, resumidamente:

  • Acolhida pela equipe técnica;
  • Atendimento psicossocial;
  • Três refeições: Café da Manhã, Almoço e Lanche da tarde;
  • Kit de Higiene Pessoal (sabonete, creme dental, xampu, condicionador, absorvente, barbeador, cortador de unha, escova de dente, desodorante), conforme necessidade do usuário;
  • Roupas recebidas na Unidade através de doação da sociedade, a qual será ofertada diariamente de acordo com a disponibilidade;
  • Roupas novas disponibilizadas pelo Órgão Gestor;
  • Cobertores novos disponibilizados pelo Órgão Gestor;
  • Espaço para a lavanderia;
  • Entrega de materiais para lavagem de roupas (escova, sabão em pó e em barra, amaciante, alvejante);
  • Acesso à documentação civil;
  • Busca e localização de familiares;
  • Cadastro Único;
  • Benefícios junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social);
  • Atendimentos com passagem rodoviária intermunicipal e interestadual, quando necessário, conforme disposto neste Regimento Interno;
  • Encaminhamentos para Rede;
  • Encaminhamento ao Acolhimento POP;

ATENDIMENTO

O horário de atendimento da Unidade começa às 7h e encerra às 17h, de segunda a sexta-feira, quando são feitos os processos de acolhimento individuais, com escuta qualificada, entrega de itens básicos de higiene pessoal, roupas, lavagem, novos cadastros e demandas imediatas.

Nestes horários também são feitos atendimentos individuais diariamente, e em grupo, de acordo com as análises técnicas.

O e-mail do Centro Pop é [email protected] e os telefones para atendimento são: (67) 3929-1566 (Coordenação), (67) 3929-1277 (Psicossocial), e (67) 99212-5728 (Plantão).

Apesar de mencionar que é comum, mas não normal que pessoas morem nas ruas, você e eu sabemos que é cada vez mais raro ver cenas como a que eu vi naquela noite fria de maio.

No dia seguinte eu passei em frente ao mesmo lugar, e a moça não estava mais lá.

Serviços como estes são extremamente necessários. Nós, como indivíduos, podemos fazer algo, mas é pouco. Mas como um grupo, uma equipe, ou um serviço de média complexidade – como é o Centro de Referência da cidade – podem fazer muito mais.

*Esta matéria faz parte de uma série de reportagens especial em homenagem aos 106 anos de Três Lagoas, que enaltece e valoriza a solidariedade e o afeto três-lagoense, principalmente durante o período difícil que marca o ano de 2020 e o primeiro bimestre de 2021.

(*) Beatriz Rodas

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