20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Chapadão do Sul recebe prêmio de melhor projeto no MS

28/02/2012 17h21 – Atualizado em 28/02/2012 17h21

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Eduardo Riedel, entrega o troféu ao prefeito Jocelito Krug em reconhecimento ao melhor projeto desta sétima edição

Adriano Vialle

A noite de premiação dos prefeitos empreendedores foi realizada no Yotedy, em Campo Grande (MS), e reuniu no espaço mais de 400 pessoas, entre prefeitos de 22 municípios, deputados, a vice-governadora, Simone Tebet, lideranças de entidades do Estado e empresários. O grande prêmio da noite foi entregue pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MS, Eduardo Riedel, ao prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug.

“Se há problemas no município, é na porta destes prefeitos que a população bate; então ele tem esta capacidade de estar sempre olhando para frente para achar oportunidades e diante dos problemas enfrentar o desafio; isso é empreendedorismo”, destacou, durante o evento, a vice-governadora Simone, que recebeu o prêmio de melhor projeto na edição passada da premiação quando estava à frente da Prefeitura de Três Lagoas.

Situada a 333 quilômetros da Capital do Estado, a cidade de Chapadão do Sul tem pouco mais que 19 mil habitantes, 1.027 empresas formais, que geram 5.116 empregos diretos. O município implantou no segundo semestre de 2010 a Central de Atendimento ao Contribuinte – CAC para melhorar e agilizar o atendimento aos cidadãos. O local abriga o Departamento de Cadastro e Tributação, prestando serviços na área de IPTU, ISSQN, ITBI, ME e EPP, emissão de certidões e de notas fiscais de prestação de serviços, dentre outros.

Lá funciona também a Junta de Serviço Militar e o Procon, além de espaço para treinamentos e capacitações sobre empreendedorismo para abertura ou melhoria de micro e pequenos negócios. Para o prefeito, o apoio cidadão e ao empreendedor impulsiona a economia local. “Por meio das micro e pequenas empresas, há o aumento da geração de empregos. Daí a importância de todos os municípios investirem neste mercado. Ganhar o prêmio serve de incentivo para dar mais atenção a estas ações”, expõe.

Outra iniciativa da administração municipal de Chapadão do Sul foi direcionada ao agronegócio. “A proposta foi criar incentivos para manter os produtores rurais na atividade leiteira demonstrando que esta seria a opção mais rentável para as famílias”, explica Krug. Inicialmente, foram criadas práticas governamentais para articulação dos setores e parcerias, elaboração de projetos e a implementação de um planejamento participativo, envolvendo a governança das pequenas propriedades rurais nos assentamentos e na comunidade rural Pedra Branca.

Destaques temáticos

A solenidade de premiação reconheceu iniciativas realizadas em outras localidades do Estado, que visam incentivar a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo. Foram entregues cinco destaques temáticos.

Na categoria “Formalização e Apoio ao Empreendedor Individual” o destaque foi para o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra; o prefeito de Costa Rica, Jesus Baird, foi reconhecido no critério “Lei Geral”; o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, recebeu dois destaques temáticos: “Médios e Grandes Municípios” e “Promoção do Desenvolvimento Rural” e na categoria “Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável” a premiada foi a prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone.

O presidente do CDE do Sebrae, Riedel, destacou que a entidade funciona como um catalisador por ajudar a reunir as ações destes municípios. “O Sebrae atua em parceria com a iniciativa pública para que possa contribuir com o desenvolvimento do Estado, além de incentivar ações de empreendimentos e melhorias em cada uma das cidades participantes. Não só os vencedores, mas todos que participaram da premiação estão de parabéns”, diz.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.