24.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Chove forte no MS, PR, SC e RS, alerta Defesa Civil

18/09/2008 16h58 – Atualizado em 18/09/2008 16h58

Assessoria de Comunicação

 A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Amanhã (19), a formação de um sistema frontal entre o Paraguai e o Sul do Brasil organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul e centro-oeste do Mato Grosso do Sul, no oeste e sudoeste do Paraná, no oeste, meio-oeste e Planalto Sul de Santa Catarina e no oeste e norte do Rio Grande do Sul.

Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/hora. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado. No sábado (20), a instabilidade atinge todas as regiões do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mantendo o risco de temporais isolados, especialmente no norte, centro-leste e sul gaúcho.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta preventivo emitido para o MS é baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas são baseados em informações e do Cptec.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.