29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Chuva requer atenção especial quanto ao lixo jogado nas vias

18/01/2012 14h44 – Atualizado em 18/01/2012 14h44

Cuidados com o lixo podem evitar problemas

A mistura da água da chuva com o lixo causa diversos danos

Sidnei Ramos

As chuvas constantes dos últimos dias em diversas localidades do estado e do país pode causar problemas devido ao mal costume de parte da população que joga lixo em locais indevidos.

RISCOS

De acordo com o Engenheiro Ambiental, Oswaldo Fantini Neto, ”muita chuva não vai comprometer um rio, se o mesmo for de grande porte,o que pode acontecer é o nível da água subir. O problema está se essa água for lançada com poluente ou lixos plásticos, garrafas pet, papel, entre outros diretamente para no rio ou esgoto.”

O engenheiro ambiental ainda afirma que no “caso de cidades existem técnicas para minimizar os efeitos das enchentes”, diz.

TRÊS LAGOAS

No caso de Três Lagoas, cidade que está sendo atingida por chuva nos últimos dias, a orientação também é válida, uma vez que pela cidade ser plana e de difícil escoamento da água, o acumulo de lixo nas chamadas “bocas de lobo” ou “bueiros” pode dificultar ainda mais que a água escorra sem causar transtornos.

“Lixo nos bueiros – que são obras de engenharia para o escoamento superficial da água – vem a complicar a situação”, afirma o engenheiro ambiental Oswaldo Fantini Neto.

PREVISÃO

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) a chuva, comum para o verão brasileiro, está freqüente desde a semana passada em Três Lagoas e deve continuar. A probabilidade de chuva para a continuidade da semana é de 80%

Lixo em bueiros dificultam escoamento da água
Foto: Maycon Almeida

Dias chuvosos e tempo nublado em Três Lagoas nos últimos dias
Foto: Sidnei Ramos

Sujeira em bueiros de Três Lagoas
Foto: Maycon Almeida

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.