21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cientistas criam aparelho para medir perigo do document.write Chr(39)

26/05/2003 09h02 – Atualizado em 26/05/2003 09h02

Um aparelho que monitora o estrago feito pelo chamado “fumo passivo” – a convivência com fumantes – promete esquentar o debate sobre a proibição do cigarro em locais públicos.

Pesquisadores da Irlanda estão desenvolvendo o aparelho, que registra a quantidade de monóxido de carbono e outras particulas liberadas pelos fumantes.

Pessoas que trabalham em ambientes onde o fumo é liberado, por exemplo, poderão saber o quanto são prejudicadas.

“Quando os garçons descobrirem as partículas que estão inalando, vão mudar de idéia sobre a proibição do cigarro”, disse Jamie Rasmussen, um dos pesquisadores do Media Lab Europe.

Debate

Até agora, os cientistas estão usando computadores de mão para registrar o nível de substânticas inaladas, mas procuram outras técnicas para revelar às pessoas como o pulmão está sendo afetado.

Os chamados “fumantes passivos” também descobririam como a fumaça estaria afetando a pele e como a expectativa de vida diminuiria depois de semanas em ambientes com fumantes.

A criação do aparelho vem bem no momento em que o governo irlandês estuda a proibição do cigarro em bares e restaurantes.

Outros países também planejam restriões semelhantes e o grupo de pesquisadores apresentou um protótipo do aparelho à Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.