28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

CIN da Fiems orienta empresas sobre primeiros passos no comércio exterior

30/10/2015 08h29 – Atualizado em 30/10/2015 08h29

O CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems está orientando empresas de todo Mato Grosso do Sul para que possam exportar e fazer parcerias em mercados internacionais.

Assessoria

Os interessados em impulsionar os negócios no exterior podem contar com diversos serviços que subsidiam a estratégia de exportação das empresas, independentemente do porte e do estágio de interação que possuem ou não com os mercados globais.

Com o atendimento, algumas empresas já têm expectativa de realizar sua primeira exportação. Esse é o caso da Associação Broto Frutos – Culinária do Cerrado, que recebeu auxílio do CIN da Fiems em capacitações, orientações e um estudo de inteligência comercial para identificação de mercados no exterior e, com isso, deve passar a exportar a partir do ano que vem.

Rosa Maria da Silva, presidente da Associação Broto Frutos, disse que participar das capacitações abriu a visão da empresa para novos horizontes. “Conquistar o mercado interno é bom, mas o mercado externo ajuda a ter outras opções de geração de renda. Estamos fazendo os cursos e chegamos à conclusão que podemos exportar o baru, pois em Mato Grosso do Sul não tem ninguém que exporta essa castanha. Além disso, também vamos exportar os biscoitos regionais produzidos com castanhas da região e o brigadeiro de castanha de baru”, comentou.

Ela ressalta que a castanha tem feito sucesso principalmente pelos benefícios, que incluem proteínas, fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes. Na prática, Rosa Maria conta que está se preparando com as capacitações para organizar a empresa quanto ao estoque, equipamentos, marketing, processos operacionais, além de ampliar a rede de parceiros agricultores familiares que também realizam a colheita dos frutos no campo. “A Broto Frutos produz outras delícias como pão de jatobá, brigadeiro de bocaiuva, produtos apícolas, conservas, salgados, geleias, entre outros”, informou.

Segundo a coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, a missão do Centro é promover a internacionalização das empresas sul-mato-grossenses por meio de serviços voltados para o aumento de sua competitividade. “Nós procuramos identificar potenciais mercados para a internacionalização do produto ou setor. Os nossos analistas desenvolvem inteligência comercial, disponibilizando informações e análises estratégicas sobre mercados mundiais através da elaboração de estudos customizados, que subsidiam a melhor tomada de decisões”, explicou.

Ela reforça que o CIN da Fiems também realiza missões empresariais e encontros de negócios com objetivo de promover o incremento de negócios das empresas sul-mato-grossenses. Além disso, o CIN também realiza a emissão de certificado de origem, atestado de produção, atestado para operacionalização do Programa Fomentar Fronteiras, atestado de exclusividade e atestado de inexistência.

A equipe oferece ainda orientações para importação e exportação, com informações estratégicas, assim como orientações adequadas para iniciar ou progredir na realização de negócios no comércio exterior. As empresas podem se beneficiar ainda com capacitações, treinamento e palestras que propiciam a geração de competência das empresas em processos, procedimentos e acesso ao comércio internacional por meio de informações estratégicas e contatos entre empresários, autoridades, entidades e profissionais ligados ao comércio exterior.

Serviço – Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (67) 3389-9150 ou pelo e-mail Fiems

(*) Assessoria Fiems

Com o atendimento, algumas empresas já têm expectativa de realizar sua primeira exportação. (Foto:Assessoria)

CIN da Fiems orienta empresas sobre primeiros passos no comércio exterior

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.