22/10/2019 15h50

A partir de hoje as Unidades de Saúde da Família de Interlagos, Vila Piloto, Vila Haro e Santa Rita atenderão até mais tarde, sem intervalos. Amanhã é a vez da Unidade de Saúde do Paranapungá adotar o novo esquema de atendimento. Prefeitura contratou terceira equipe para suprir a demanda nesses locais

Gisele Berto

Com o ingresso de Três Lagoas no Programa Saúde na Hora, do Governo Federal, cinco unidades de saúde do município passam a atender em horário estendido, de segunda a sexta, das 6h às 19h, sem intervalo.

A partir de hoje, 22, as Unidades de Saúde da Família de Interlagos, Vila Piloto, Vila Haro e Santa Rita atenderão neste novo horário. Amanhã, 23, é a vez da unidade de Saúde do Paranapungá passar a adotar o novo esquema de atendimento.

“É um programa que atende às necessidades de nossa população, principalmente as pessoas que trabalham no comércio ou na indústria e que não tinham disponibilidade de horário para ir à uma unidade de Saúde”, comentou a secretária Angelina Zuque.

Todos os serviços que estavam disponíveis no antigo horário também serão realizados neste horário estendido, incluindo o atendimento médico, farmacêutico e o atendimento odontológico.

O Programa “Saúde na Hora”, como estabelece a Portaria 930 do Ministério da Saúde, tem a finalidade de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) “permitindo a realização de ações e serviços de saúde, como imunização, pré-natal, puericultura, pequenos procedimentos ambulatoriais, consultas odontológicas, consultas médicas e de enfermagem, serviços de rastreamento populacional, cuidado às condições crônicas, atividades de promoção de saúde e coleta de exames, durante todo o horário estendido de funcionamento”, diz a referida Portaria.

“Para que isso fosse possível, contamos com o apoio do prefeito Angelo Guerreiro para a contratação de mais profissionais, uma vez que, nessas cinco unidades, passamos a ter uma terceira equipe de profissionais da Saúde para o cumprimento dos respectivos horários”, explicou Angelina Zuque.

ESF Interlagos é uma das que funcionará em horário estendido. Foto: Divulgação

Comentários