21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Co-autora de obra sobre Monteiro Lobato representa UFMS em SP

15/09/2008 16h17 – Atualizado em 15/09/2008 16h17

Acontece nesta quarta-feira (17) no Centro de Convenções da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) o lançamento de coletânea sobre a obra de Monteiro Lobato.

 

“Monteiro Lobato livro a livro”, organização de Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini será lançado durante o Fórum Desafios do Magistério, que este ano traz como tema a produção lobatiana. A solenidade está marcada para acontecer entre das 10h30 às 11h. Confira a programação em http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/foruns_magis.php.  

 

A professora Amaya Prado, de Três Lagoas vai representar a UFMS no evento considerado de grande relevância cultural. Ela é uma das co-autoras da obra.

 

Amaya Obata Mouriño de Almeida Prado é graduada em Letras pela UNESP-Assis (1993). É Mestre em Letras pela UFMS/CPTL (04/2007). Atualmente é professora da UFMS, campus de Aquidauana, no curso de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infanto-juvenil.

Também são co-autores:  Adriana Silene Vieira, Carlos Cortez Minchillo, Cilza Carla Bignotto, Denise Maria de Paiva Bertolucci, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, Emília Mendes, Evandro do Carmo Camargo, Gláucia Soares Bastos, Emerson Tin, Fernando Teixeira Luiz, Jaqueline Negrini da Rocha, Kátia Chiaradia, Lia Cupertino Duarte, Lucila Bassan Zorzato, Luís Camargo, Loide Nascimento de Souza, Maria Alice Faria, Milena Ribeiro Martins, Mariana Baldo de Gênova, Míriam Giberti Páttaro Pallotta, Raquel Afonso da Silva, Rosimeiri Darc Cardoso, Tâmara C.S.Abreu, Thais de Matos Albieri, Thiago Alves Valente.

 

 A OBRA

A coletânea é resultado de pesquisadas desenvolvidas por professores na UNICAMP e na UNESP e reúne análises inéditas, abrindo horizontes para novas pesquisas e/ou leituras. Os autores trazem uma história original da leitura do Brasil de Lobato, com outros olhares sobre a edição de cada livro.

Além das práticas editoriais do escritor, a coletânea apresenta discussões breves sobre imagens, linguagem, ilustrações. Um capítulo é dedicado para cada título da produção infantil de Lobato. A obra ressalta a expressividade e o significado de cada livro.

Como novidade, a coletânea expõe o percurso cumprido em cada obra infantil, fazendo um traçado de seu trabalho artístico, buscando recuperar a forma com que ele se dedicava a reescrever seus textos, promovendo numerosas alterações e renovando, a cada edição, o pacto estabelecido com seus leitores.(Com informações da Associação de Leitura do Brasil e da Assessoria da UFMS).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.