23.8 C
Três Lagoas
sábado, 27 de abril de 2024

Colônia de Férias é oferecida pela SEMEC durante recesso escolar

15/01/2013 10h41 – Atualizado em 15/01/2013 10h41

SEMEC oferece Colônia de Férias durante recesso escolar

As atividades tiveram início no dia 9 de janeiro nos Centros de Educação Infantil Nossa Senhora Aparecida e Jaci Cambuí Ferreira

Da Redação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realiza no período de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, nos Centros de Educação Infantil (CEIs) Nossa Senhora Aparecida e Jaci Cambuí Ferreira, a Colônia de Férias para crianças de todo município de Três Lagoas.

Segundo a diretora do CEI, Jaci Cambuí Ferreira, Marcia Cristina da Silva Alves, esse projeto já é realizado na unidade há quatro anos com a finalidade de atender pais e alunos durante as férias escolares. “Neste ano já recebemos 45 crianças de vários bairros, mas a demanda deve aumentar, uma vez que muitos pais ainda estão de férias e podem ficar em casa com os filhos”, destacou Marcia.

Já o CEI Nossa Senhora Aparecida está atendendo uma média de 200 crianças de outros bairros e unidades de Educação Infantil. De acordo com a diretora Heliety Alves Antiqueira, o local recebe crianças de quatro meses a cinco anos e conta com 48 estagiários, além de uma equipe responsável pela alimentação, organização do espaço e funcionários do próprio CEI.

“Os pais têm acesso à unidade e incentivamos também o aleitamento materno. Ao longo do dia, as crianças participam de atividades como cantigas de roda, jogos, artes (pintura), brincadeiras, roda de história, cinema, passeios, castelo de areia no parquinho do CEI, casinha, salão de beleza, dança e as atividades de rotina (hora do banho, repouso e alimentação”, explicou a diretora do CEI Nossa Senhora Aparecida, reforçando que, para a “instituição, o educar e o cuidar são indissociáveis (que não podem separar-se)”.

Para este ano, o CEI Nossa Senhora Aparecida preparou uma novidade para as crianças durante esse período. Foi criado “O Cantinho do Artista”. Segundo Heliety e a diretora adjunta, Rosana Cristina da Cruz Clemente, o espaço foi preparado para as crianças se expressarem de forma lúdica.
Ela lembrou o pensamento do educador Rubem Alves sobre a prioridade da criança na educação: “Criança prioridade absoluta… Quero para as crianças uma escola…[…] que compreenda como os saberes são gerados e nascem. Uma escola em que o saber vá nascendo das perguntas que o corpo faz. Uma escola em que o ponto de referência não seja o programa oficial a ser cumprido, mas o corpo da criança que vive, admira, encanta-se, espanta-se, pergunta, enfia o dedo, prova com a boca, erra, machuca-se, brinca. Uma escola que seja iluminada pelo brilho dos inícios” (Rubem Alves).
Os Centros de Educação Infantil seguem com as atividades da Colônia de Férias até o dia 8 de fevereiro, das 6h30 às 17h.

CEI Jaci Cambuí Ferreira

O Centro de Educação Infantil Jaci Cambuí Ferreira está localizado no Bairro Vila Piloto e, neste período de recesso escolar, está atendendo aproximadamente 45 crianças. “Recebemos crianças de oito meses a quatro anos de bairros próximos, como Jupiá, Paranapungá, Vila Alegre e também de outras regiões da Cidade”, disse a diretora.
Para atender às crianças há uma equipe de 25 funcionários entre estagiários e equipe do CEI.

“Ficamos felizes em receber as crianças, pois muitas delas não têm onde ficar durante esse período e se os pais as trazem até aqui é porque realmente precisam desse espaço que oferece brincadeiras, recreação e interação com outros colegas”, concluiu Marcia Cristina.
O CEI Jaci Cambuí tem como diretora adjunta Cândida Otília Almeida Lima Chaves.

(*)Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Crianças participam da roda de história em Colônia de Férias oferecida pela SEMC. Foto: Divulgação/Assessoria

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.