28.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

COLUNA ROBERTO COSTA

Roberto Costa

PODE, NÃO PODE I

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul recebeu 162 impugnações aos pedidos de registro dos candidatos que pretendem concorrer às eleições gerais deste ano.

PODE, NÃO PODE II

Deste total, 89 foram oferecidas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), sendo as demais protocolizadas por candidatos, partidos e coligações. É bom lembrar que “a justiça só age quanto provocada”.

PODE, NÃO PODE III

As impugnações também podem ser consultadas no sistema DivulgaCand, no campo de acompanhamento processual, que exibe o link ao processo. Lembre-se: “Eleitor atualizado não vota errado”.

PODE, NÃO PODE IV

No Estado, o Tribunal registrou 568 pedidos de candidatura, sendo 6 para governador e vice, 6 para Senador e seus respectivos suplentes, 411 para Deputado Estadual e 127 para Federal.

TIO SAM I

O governador André Puccinelli se ausentará do Brasil por até seis dias no período de 21 de julho a 6 de agosto para realizar visitas técnicas e reuniões com empresários da fábrica da Reynolds Polymer Techonology.

TIO SAM II

Puccinelli vai acompanhar junto a maior fabricante de aquários do mundo, na cidade de Grand Junction, estado do Colorado (Estados Unidos) o embarque de materiais e equipamentos do Aquário do Pantanal.

INTERINIDADE

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, substituirá Puccinelli no comando administrativo sul-mato-grossense por conta do impedimento legal da vice-governadora Simone Tebet.

OLHO NO VOTO I

No dia 5 de outubro, 141,8 milhões de eleitores irão às urnas no primeiro turno do pleito geral para a escolha de deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente da República.

OLHO NO VOTO II

A estimativa é que 24 mil candidatos concorram a todas as vagas em disputa. O número substancial de interessados pressupõe ser essa uma atividade profissional muito lucrativa.

OLHO NO VOTO III

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), houve crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar em outubro. Nas eleições gerais de 2010, 135,8 milhões de cidadãos foram às urnas.

CONTRA O TEMPO

O deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) está buscando na Câmara apressar a tramitação do projeto de lei que qualifica o homicídio motivado por discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia ou religião.

NO BOLSO I

O Ministério Público entrou com ação civil de improbidade administrativa contra seis pessoas relacionadas ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, alvo da operação Sangue Frio em março do ano passado.

NO BOLSO II

A investigação da Polícia Federal revelou o esquema da Máfia do Câncer em Campo Grande, que priorizou o setor privado com desmonte da rede pública. O objetivo é reaver R$ 102 milhões.

AÇÃO E REAÇÃO I

Números divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul mostram que a criminalidade reduziu consideravelmente nos últimos seis meses,

AÇÃO E REAÇÃO II

Lesão corporal seguida de morte caiu 66,7% na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, seguida de roubo a residência (-11,1%), roubo de veículos (-8,5%), furto a residência (-7,4%), furto (-6,2%) e furto de veículos (-2,8%).

AÇÃO E REAÇÃO III

Em Ponta Porã os furtos a residências caíram -26,6%, furtos de veículos -25,9%, homicídios culposos no trânsito -11,1%, furtos -5,8% e roubos a estabelecimentos comerciais sofreram redução de -3,2%.

SONHANDO ALTO

Já imaginou se a instituição responsável pela segurança da população sul-mato-grossense dispusesse de efetivo policial equivalente a um por cento da população?

SEM OU COM DENTADURA

O chamado ‘mordedor profissional’ anda preocupadíssimo. É que analisando a declaração de renda da maioria dos candidatos a ‘turma’ teme pela inversão de comportamento.

“Os que acreditam que com dinheiro tudo se pode fazer, estão indubitavelmente dispostos a fazer tudo por dinheiro”. (Beauchène)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.