22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

CHOVENDO DINHEIRO

22/09/2015 11h22 – Atualizado em 22/09/2015 11h22

Em épocas de vacas magras, chover dinheiro é coisa absolutamente impossível

Porém, o governador Reinaldo Azambuja comemora aporte de R$ 1.419 bilhão oriundas dos depósitos judiciais

Ricardo Ojeda

LEI

O dinheiro é o equivalente a 70% do total de depósitos judiciais. Essa grana só está nas contas do tesouro estadual em decorrência da Lei sancionada pelo governador no início deste mês.

FOLGA DE CAIXA

O “din din” servirá para pagamentos do 13º salário, bem como a custeio da máquina estadual e a folha de pagamento. E acordo com a excelente matéria do Correio do Estado, assinada pelo jornalista, Osvaldo Junior, o dinheiro dará folga no caixa do governo até final de 2016. Aleluia!

ABISMO

Enquanto o Estado comemora o mesmo não pode se dizer dos municípios, que receberam R$ 28,8 milhões a menos do Fundo de Participação dos Municípios) nos meses de junho e julho de 2015. A tendência é cair mais ainda, principalmente nos municípios de pequeno porte que já estudam escalonar a folha salarial.

NÃO DURMAM

Segundo matéria publicada no site da revista Veja, o delegado Igor Romário de Paula, da força-tarefa da Polícia Federal na Operação Lava Jato, mandou aos agentes políticos e empresários corruptos envolvidos no lamaçal da Lava Jato. “A operação não diminuiu suas atividades e continua a pleno vapor. Quem está envolvido com crimes de alta corrupção no país tem que ficar atento aí. Não durmam”. Para bom entendedor, meia palavra basta.

RESPINGANDO

E os respingos da Lava Jato pelo jeito chegou ao Mato Grosso do Sul, atingindo o senador Delcidio Amaral, deputado Cabo Almi e o deputado federal Vander Loubet. Matéria publicada hoje no Correio do Estado destaca em letras garrafais a prisão de amigo e ex-patrão do senador.

PURA MALDADE

E o Governo Federal vendo que não tem nenhuma articulação nas investigações da Polícia Federal, maldosamente, para não dizer propositalmente promoveu cortes nas verbas repassadas à instituição, situação que compromete sobremaneira as investigações de combate à corrupção.

MOBILIZAÇÃO

Os resultados das ações desenvolvidos durante as investigações da Polícia Federal têm dado muita dor de cabeça às cabeças coroadas do Governo Federal. A categoria promete se mobilizar contra os cortes do governo.

ABUSADOS

Parece mentira, mas não é. A ousadia dos marginais é tanta que nem a Policia Militar escapa das ações dos pilantras. Equipe da Polícia Militar de Nova Alvorada do Sul teve a viatura furtada enquanto atendia uma ocorrência. A ação dos larápios aconteceu no sábado passado. Quem tempo loco! Mas põem tempo loco nisso.

VENDENDO LENÇOS

Em tempo de crise, “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. O ditado se aplica aqui em Três Lagoas em decorrência da profusão de buracos que tomam conta das principais ruas e avenidas da cidade. Os borracheiros estão fazendo a festa com as avarias causadas nas rodas e pneus dos veículos.

(I)RESPONSÁVEIS

Falando nisso, proprietário de veículo que tiver avaria em decorrência da má conservação das vias, pode ser indenizado pelo poder público gestor. No caso em uma BR é o Governo Federal, em uma via estadual é o governo do estado e no município, quem paga os prejuízos é a prefeitura.

PROCEDIMENTOS

*Para isso, o cidadão prejudicado deve seguir os seguintes procedimentos:

*Registrar boletim de ocorrência;

*Reunir provas: fotos do buraco, do acidente e do veículo;

*Conseguir testemunhas;

*Realizar no mínimo três orçamentos do conserto do veículo;

*Juntar recibos com gastos relativos à medicamento e atendimento médico, (caso tenho despesas decorrentes)

VIROU ROTINA

Mais um animal foi encontrado morto na Lagoa Maior, o cartão postal de Três Lagoas. Desta vez, a vítima foi uma capivara de idade adulta. Segundo levantamentos, existe uma população de 150 capivaras habitando no local.

O PANTANAL É AQUI

De acordo com a secretaria do Meio Ambiente do Município, além das capivaras, há também uma população de 15 jacarés da espécie papo amarelo morando na lagoa, dos quais, 5 adultos e 10 de pequeno porte. Cobra sucuri, a secretaria não precisou a quantidade, porém o secretário, Antônio Rialino chutou umas quatro.

DE OLHO

Atento à situação, o intrépido promotor de Justiça do Meio Ambiente, Antonio Carlos Garcia de Oliveira, disse ao titular do Caldeirão que “prefere pecar pelo excesso, do que por negligência”.

POPULAÇÃO EXCESSIVA

Sendo assim, ele notificou através de ofícios a Polícia Militar Ambiental, Ibama, Imasul, a prefeita Márcia Moura e a secretaria municipal de Meio Ambiente. O representante da Justiça quer a retirada imediata dos animais, principalmente os jacarés. No mesmo texto ele solicita a quantidade exata de capivaras. Esses animais podem comprometer a vegetação local pelo excesso da espécie.

PREVENÇÃO

De acordo com o promotor, ele solicitou urgência nessa questão por temer a ocorrência de algum problema mais grave, como um ataque de jacarés, principalmente em crianças que frequentam o local.

CADEIA ALIMENTAR

Os animais fazem de Lagoa Maior seu habitat natural devido a cadeia alimentar que o local oferece em abundância. As capivaras, gansos e patos servem de alimento tanto para o jacaré, quanto para as sucuris. Isso tudo acontecendo no coração da cidade de Três Lagoas, a Capital Mundial da Celulose. Que tempo loco!

PARA REFLETIR

“A política é arte de pedir votos aos pobres, dinheiro aos ricos e depois mentir a ambos.”

*Antonio Ermírio de Moraes

Jacaré à espreita esperando dar o bote fatal na patinha que parece estar hipnotizada pelo animal (Foto: Ricardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.