22.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

13/07/2017 06h23

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

No próximo mês de setembro, a Fibria – maior produtora de celulose do planeta inaugura a segunda linha de produção. O projeto, denominado Horizonte 2.0, durante sua construção atraiu para Três Lagoas milhares de trabalhadores de toda região do país e do mundo. Somado todos os meses do cronograma, contabilizam mais de 40 mil pessoas que direta ou indiretamente trabalharam do projeto.

Ricardo Ojeda

NOTÍCIA BOA

A notícia que mais de 80% da população esperava foi divulgada no começo da tarde de ontem, quarta-feira pelo juiz Sergio Moro, magistrado federal de 1º Instância.

ACIMA DA LEI

Em sentença de mais de 200 páginas, Moro disse que é lamentável condenar criminalmente um ex-presidente, porém a lei ainda está acima da figura de Lula. Moro condenou Lula a uma pena de 9 anos e meio de reclusão.

DESCALABRO JURÍDICO

Mas, entretanto, contudo, todavia, Lula não ficará preso, e pasmem! Poderá ser candidato a presidência da República. Infelizmente as nossas leis permite tal descalabro.

MOROSIDADE

De acordo com os trâmites da lei, o líder petista só vai para o xilindró se ele perder em segunda instância, ou seja, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Fazendo um cálculo rápido, em média os desembargadores demoram 360 dias para concluir um julgamento de todos os recursos da Lava Jato. Ou seja: no Brasil só pobre que vai para cadeia. Infelizmente!

NO PÁREO

Lula ainda, se quiser pode sair candidato. A lei permite que ele dispute a Presidência da República, ou qualquer outro cargo eletivo. A condenação de Moro, não tira o petista da disputa da eleição presidencial de 2018. Como Moro é um juiz de primeira instância, sua decisão não basta para que a candidatura de Lula seja barrada pela Lei da Ficha Limpa, que incide sobre candidatos condenados a partir da segunda instância.

DEUS SEJA LOUVADO!

A decisão de manter ou não Lula na disputa ao Palácio do Planalto, cujas intenções de voto ele lidera, está, portanto, nas mãos da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), composta pelos desembargadores João Pedro Gebran, Leandro Paulsen e Victor Laus, os responsáveis por revisar as decisões de Moro. Que Deus ilumine a mente desses senhores!

NOS 30

A vinda do secretário de Segurança Pública do Estado a Três Lagoas poderia ser com outra finalidade, trazer mais recursos para a nossa atuante, dinâmica e combatente forças policiais que se viram nos 30 para acabar com a bandalheira provocada pelos marginais.

ERVA DANINHA

Mesmo com atuação destacada, a marginalidade em Três Lagoas cresce mais que erva daninha. Quando não são os meliantes local que aprontam, os de outras localidades vem agir na cidade para tirar a paz e a tranquilidade dos moradores.

SITUAÇÃO PREOCUPAMTE I

No próximo mês de setembro, a Fibria – maior produtora de celulose do planeta inaugura a segunda linha de produção. O projeto, denominado Horizonte 2.0, durante sua construção atraiu para Três Lagoas milhares de trabalhadores de toda região do país e do mundo. Somado todos os meses do cronograma, contabilizam mais de 40 mil pessoas que direta ou indiretamente trabalharam do projeto.

SITUAÇÃO PREOCUPAMTE II

Hoje, no canteiro de obras do projeto, estima-se ter mais de 7 mil trabalhadores. A partir de setembro essa massa de pessoas vai ser desligadas do empreendimento. A grande maioria retorna para seus estados de origem, outras que são pratas da casa deverão ficar na cidade, situação que pode aumentar a fila do desemprego em Três Lagoas e região.

SITUAÇÃO PREOCUPAMTE III

Essa situação provocará um desaquecimento na cidade muito preocupante. Imagina de uma hora para outra mais de 7 mil pessoas deixar de comprar no comércio local.

SITUAÇÃO PREOCUPAMTE IV

Isso pode gerar um efeito cascata, senão vejamos: Imóveis que servem de alojamentos serão devolvidos, casas alugadas serão entregues, o movimento nos postos de combustíveis, oficinas, nos restaurantes, entre outros. Lembrando que não é só na Fibria que haverá desligamento, mas em toda rede do comércio. Se as vendas caírem à alternativa do empresário em suprimir gastos é reduzir o quadro funcional.

NOVOS INVESTIMENTOS

Conversando com o prefeito Angelo Guerreiro sobre essa situação, ele disse estar muito preocupado. Por conta disso, ele está se mexendo para atrair novos investidores para o município. A negociação como uma fábrica de cerveja está muito avançada, disse.

QUE ASSIM SEJA

Por outro lado ele aposta em duas a frentes: a retomada das obras do UFN3, da Petrobras e a possibilidade do fechamento de negócio da Arauco (empresa chilena de celulose) com a Eldorado. Se isso acontecer, sem medo de errar, a empresa chilena retoma as obras da segunda linha de produção que a Eldorado lançou no dia 15 de junho de 2015.

NO AGUARDO

Portanto vamos aguardar. Ansiosamente…!

MITO NO MS

O deputado Jair Bolsonaro (pré-candidato a Presidência da República) está em visita ao MS. Ele chegou ontem em Campo Grande, através de voo de carreira. O “MITO” como é chamado por seus simpatizantes foi muito ovacionado no saguão do aeroporto da capital. Ele deveria vir a Três Lagoas, porém, a agenda está apertada e a visita foi suprimida. Infelizmente!

PARA REFLETIR

**”Os livros nos dão conselhos que nossos amigos não se atreveriam a dar-nos”
(Nuna Boudet.

Só para ter uma ideia da quantidade de trabalhadores no canteiro de obras da Fibria, dá uma olhada no refeitório no canteiro de obras (Foto: RIcardo Ojeda)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.