17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Carta marcada

05/03/2018 09h46

Willams Araujo

Carta marcada

Embora em silêncio sobre o processo sucessório estadual, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), já orienta assessores e secretários que o grupo marchará firme em favor do projeto de reeleição do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), de quem – dizem – teria o apoio para compromissos futuros rumo ao Parque dos Poderes. Desse cenário fariam parte os irmãos Nelsinho (PTB) e Fábio (PSD) na composição da chapa de candidatos ao Senado e à Câmara Federal.

Conselho é bom…

Governador de São Paulo e pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Geraldo Alckmin, recebe o colega Reinaldo Azambuja em seu gabinete esta semana. Na terra da garoa, vão tratar de assuntos de interesses dos dois estados e, é claro, da campanha eleitoral deste ano. Na verdade, o tucano sul-mato-grossense foi em busca de conselho do amigo para o confronto nas urnas este ano no Estado.

Refresco

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 801/17, que dispensa os estados de uma série de exigências para renegociar suas dívidas com a União com base nas leis complementares 148/14, 156/16 e 159/17. A primeira dessas leis trocou os índices de atualização (taxa de juros e de correção monetária) das dívidas renegociadas nos anos 1990, durante a gestão Fernando Henrique Cardoso.

Índice

Antes, as dívidas eram corrigidas mensalmente pelo IGP-DI mais 6%, 7,5% ou 9%. A partir da lei, está sendo usado o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliado) mais 4% ou a taxa Selic, o que for menor. Já a Lei Complementar 156/16 estabeleceu o Plano de Auxílio para estados endividados com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), alongando as dívidas em 20 anos.

Moratória

Por meio da Lei Complementar 159/17 foi criado o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal, destinado a estados com mais urgência para retomada do equilíbrio fiscal, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O texto concede moratória de três anos e prevê planos de corte de gastos. O governo alega que, mesmo com as novas condições previstas em algumas dessas leis, os estados não estão conseguindo refinanciar seus débitos em razão da documentação exigida.

Carta marcada

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.