20 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

CONJUNTURA

Williams Araújo

PERDAS E GANHOS

Enquanto alguns deputados estaduais resolveram sair de cena nessas eleições, os oito da bancada federal vão tentar, a todo custo, se manter em suas cadeiras no Congresso Nacional. A briga promete ser titânica, pois alguns pesos pesados da política estadual são fortes concorrentes a algumas dessas vagas.

Só para citar alguns, Zeca do PT, Carlos Marun (PMDB) e Márcio Monteiro (PSDB) estão no páreo. Pelo jeito, quem tiver mais bala na agulha leva.

RECESSO

As sessões na Assembleia Legislativa deverão ser mornas nesse período eleitoral. Sem projetos importantes ou polêmicos na pauta, os deputados devem se concentrar apenas na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para votar e sair em seguida para o recesso.

Os que estão de olho na reeleição não veem a hora de ficar livres dos compromissos na Casa para correrem atrás do voto. Nessa eleição, o eleitor anda de mau humor. O agrado tem que valer a pena.

CONVENCIMENTO

Nenhuma disputa nessas eleições será fácil, mesmo que o concorrente tenha estrutura financeira privilegiada. Isso vale para os cargos de governador, senador, deputado federal ou estadual. Para lograr êxito nesse vestibular eleitoral, o candidato tem que possuir uma série de requisitos e comprovar junto ao eleitor suas reais qualidades.

Aos que tentam a reeleição, o trabalho é o melhor cartão de visita. Aos demais, carisma e bom discurso fazem a diferença.

FARTURA

Pelo que declararam gastar nessas eleições, os candidatos ao governo de Mato Grosso do Sul não pretendem economizar durante esses três meses de campanha. As cifras em milhões saltam aos olhos do eleitor mais atento, que começa a questionar a origem dessa dinheirama toda.

Mas como vistas grossas ao orçamento dos candidatos são comuns, cada um gasta o que bem entender, menos, claro, do próprio bolso, que nessa época vira esconderijo de escorpiões.

ESTRANHO

Enquanto alguns deputados estaduais apresentaram à Justiça Eleitoral evolução patrimonial no período de 2010 a 2014, outros não acrescentaram nada, nem o salário recebido nesses quase quatro anos. Em contrapartida, outros tiveram rendimentos astronômicos entre a última eleição e esta de outubro.

Bem que a Receita Federal poderia atuar em conjunto com a justiça neste momento para confrontar os valores declarados pelos candidatos. Muita coisa mudaria.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.