17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MANEQUIM

09/01/2017 07h13

De volta ao comando da prefeitura de Campo Grande, a família Trad dará de certa forma uma nova roupagem na política de Mato Grosso do Sul. Para quem se via praticamente aniquilado do cenário eleitoral após uma onda de denúncias envolvendo o ex-prefeito Nelsinho Trad (PTB), incluindo bloqueio de bens, a vitória de Marquinhos Trad (PSD) representa uma mudança radical devido ao peso político que a capital tem no contexto estadual.

CONTRAPONTO

Para analistas, guardadas as devidas proporções, o grupo político liderado por Marquinhos, Nelsinho e Fábio Trad, o último ex-deputado federal, ressurge – digamos assim – em condições de igualdade para negociar pesado durante as articulações em torno do processo sucessório de 2018. Pela leitura que se faz, seria uma alternativa às candidaturas do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e provavelmente ao ex-governador André Puccinelli (PMDB).

PENDURADO

A expectativa de parlamentares é que a mesma turbulência que marcou 2016 deva adentrar o ano em curso, isso porque está sendo aguardado com a volta do recesso do Judiciário o julgamento pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do processo que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff (PT)-Michel Temer (PMDB). O relator, ministro Herman Benjamin, disse que deve apresentar seu relatório-voto provavelmente em fevereiro.

NINHO MAIOR

O melhor resultado do PSDB na história das eleições municipais foi coroado no dia 1º, com as posses dos 804 prefeitos eleitos pelo partido.Entre eles, estão os reeleitos Firmino Filho (Teresina), Artur Virgílio Neto (Manaus), Rui Palmeira (Maceió) e Zenaldo Coutinho (Belém). Terá ainda as gestões inéditas de João Doria (SP), Nelson Marchezan Jr. (Porto Alegre) e Dr. Hildon (Porto Velho). Os deputados Duarte Nogueira (SP) e Max Filho (ES) assumiram em Ribeirão Preto e Vila Velha.

VOO ALTO

Além das capitais, a legenda comanda agora 21 municípios com mais de 200 mil eleitores, o que faz do PSDB o partido que administrará o maior número de cidades grandes do país pelos próximos quatro anos. No total, o PSDB é hoje responsável por administrar municípios que somam 23,7% da população do país – quase 49 milhões de brasileiros.

MANEQUIM

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.