34 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

MEIO CAMINHO

04/10/2016 08h45

Quem pensou no fracasso do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) após as eleições municipais deste ano perdeu feio. O líder tucano comprovou seu poder de articulação política a ponto de conquistar nada menos que 36 prefeituras em Mato Grosso do Sul. Para analistas, o desempenho do PSDB consolida a força do partido no Estado e pode facilitar o projeto de reeleição de Reinaldo em 2018, cujo plano é superar eventuais adversários como o ex-governador André Puccinelli (PMDB).

PIJAMA

Aliás, dizem que o italiano resolveu se preservar agora, após uma enxurrada de acusações envolvendo correligionários, alguns dos quais presos pela Polícia Federal, para enfrentar o tucano na corrida palaciana em 2018. Na verdade, o confronto entre eles estava sendo aguardado com grande expectativa. Como o PMDB fracassou nas urnas pelo Estado afora, dificilmente André Puccinelli deverá arriscar o pescoço.

FRUSTRAÇÃO

Se o alto tucanato comemora até agora a conquista da maioria dos municípios do Estado, fracassou em outros importantes, inclusive um que tinha mais de 90% de chance de manter sobre o seu domínio. O PSDB perdeu cidades estratégicas como Dourados, onde o deputado federal Geraldo Resende saiu derrotado para a vereadora Délia Razuk (PR), e em Nova Andradina, onde o prefeito Roberto Hashioka não conseguiu a reeleição.

PESO

Terceiro lugar na disputa eleitoral ocorrida no último domingo, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), está sendo assediado pelos dois de seus principais adversários políticos. Se não prestava antes, agora é um bom rapaz. Os candidatos Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB) travam uma verdadeira queda de braço para atraí-lo no segundo turno. Afinal de contas, o progressista é dono de 26% dos votos apurados no fim de semana e, para analistas, pode ser o fiel da balança.

QUEDA LIVRE

Somente para variar, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) fechou em baixaa, deixando os prefeitos agoniados no momento do fechamento das contas públicas no fim do ano. Segundo a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), setembro registrou queda de 19% em relação a agosto deste ano. No mês passado, o repasse para rateio entre as prefeituras totalizou 72.278.489,08 (milhões), contra R$ 61.216.448,24 agora.

MEIO CAMINHO

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.