20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Com casos confirmados de H3N2, farmácias de Três Lagoas percebem aumento na venda de antigripais e vitaminas

Em Mato Grosso do Sul, já foram confirmados 5 óbitos pela nova variante

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Setor de Vigilância Epidemiológica, destacou que até o momento foram registrados 03 casos de Influenza H3N2 no Município.

O subtipo H3N2 do vírus influenza está provocando surtos atípicos de gripe em dezenas de cidades brasileiras, depois de promover uma epidemia no Rio de Janeiro. 

Em Mato Grosso do Sul, já foram confirmados 5 óbitos pela nova variante.

A infecção causada pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, dá um mal-estar intenso e é mais perigosa para idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.

Diante do novo cenário, o Perfil News buscou saber como está a demanda de antigripais e de vitaminas para aumento da imunidade nas farmácias.

À equipe de reportagem, o dono da Drogamed, em Três Lagoas, Fabrício Luiz Sales contou que com a H3N2, já foi percebido sim esse aumento nas vendas.

“Aumento muito a procura por medicamentos para gripe, vitaminas para aumentar a imunidade, então assim, já está tendo uma procura maior. Também aumentou novamente a venda de máscaras, álcool em gel, coisas que estavam paradas”.

Ele acredita que não vai faltar insumos, como foi cogitado no início da pandemia da covid.

“Pessoal está mais preparado, da outra vez pegou o pessoal mais de calça curta, agora pessoal está mais preparado”.

Na drogaria Odeon, também em Três Lagoas, a atendente destaca a venda de máscaras sempre esteve em alta, no entanto, ela pondera que, desde dezembro, as pessoas estão demonstrando maior preocupação e comprando mais remédios de gripes e vitaminas para ajudar na imunidade.

Ela destaca que entre os procurados, cimegripe e vitamina C.

NA CAPITAL

Em Campo Grande, na drogaria Iraci Coelho, localizada na Rua Santa Quitéria, a atendente que atendeu nossa equipe relatou que percebeu um aumento nos remédios de gripe nos últimos dias, com foco ainda maior nessa primeira semana de janeiro.

Segundo ela, muitos vão em buscas de remédios que estão em falta nos postos de saúde. Além disso, ela destaca que muitos questionam o uso da máscara em casa para não infectar os familiares.

Já sobre a falta dos insumos, ela acredita que não vai acontecer.  Ela destaca que ainda não ocorreu a procura de forma preventiva.

VACINA INFLUENZA

A Secretária de Saúde de Três Lagoas, Elaine Fúrio, destaca que a vacinação contra a Influenza continua diariamente em todas as Unidades de Saúde dos bairros do município.

“Qualquer pessoa acima de 06 meses de vida pode receber a vacina, porém, exclusivamente as que NÃO foram imunizadas em 2021. As pessoas devem se precaver e se imunizar o quanto antes para não termos o risco de um surto semelhante ao da Covid-19. Os postos de saúde estão com essas doses disponíveis em horário de atendimento”, esclarece.

Mesmo diante da nova preocupação, a secretária reitera a necessidade das vacinas contra o coronavírus. “Reforçamos, ainda, que a vacinação contra a COVID-19 segue para todas as pessoas de 12 anos para cima e que há necessidade de se completarem as 3 doses para garantir uma imunização completa e manutenção do baixo índice de casos no município”.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.