24.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Com novas etapas da campanha de vacinação contra a Covid-19, Ministério da Saúde distribui mais 5,2 milhões de doses

Remessas da Pfizer e Astrazeneca são destinadas para doses de reforço, imunização de adolescentes e para completar o ciclo vacinal da população brasileira

Para acelerar ainda mais a campanha de vacinação contra a Covid-19, garantindo a dose de reforço para os públicos prioritários e a imunização de adolescentes seguindo ordem de prioridades, o Ministério da Saúde distribui mais 5,2 milhões de doses para todo Brasil. Todos os estados e Distrito Federal recebem os imunizantes nos próximos dias.

Nesta distribuição, serão enviadas 1,1 milhão de doses da Astrazeneca. De acordo com o planejamento da pasta, essas doses devem ser usadas como segunda dose, para completar o ciclo vacinal dentro do prazo recomendado, de 12 semanas. Já as 4,1 milhões de doses da Pfizer são destinadas para dose de reforço dos idosos acima de 70 anos, para vacinação de adolescentes grávidas e puérperas e privados de liberdade e para completar o esquema vacinal de quem já tomou a primeira dose. O intervalo entre as doses da Pfizer é de 8 semanas.

Os detalhes da distribuição e o quantitativo de doses por estado estão no 52º Informe Técnico, disponível aqui.

https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/setembro/24/Pauta54Informe52.pdf

Nesta sexta-feira (24), o Ministério da Saúde ampliou para profissionais de saúde a vacinação com a dose de reforço contra a Covid-19. A medida foi definida em reunião na Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI – Covid) e vai reforçar a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia. As doses para esse público entrarão nos próximos informes técnicos.

Diante dessas novas etapas da campanha, após a conclusão do envio de 100% das primeiras doses para os 158 milhões de brasileiros adultos, a pasta ressalta a importância de estados e municípios seguirem as recomendações definidas de forma tripartite, entre União e gestores locais do SUS e previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O planejamento do Ministério da Saúde para distribuição de doses é baseado nessas recomendações com o objetivo de garantir doses para o reforço de todos os públicos prioritários e para completar o ciclo vacinal de forma equânime em todo Brasil.

Até agora, a campanha de vacinação já chegou para mais de 144 milhões de pessoas com a primeira dose e mais de 86 milhões de brasileiros estão com o ciclo vacinal completo. O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 284 milhões de doses para todos os estados e Distrito Federal.

(*) Ministério da Saúde

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.